Qui, 02 de dezembro de 2021, 15:28

UFS fica em 1º lugar no XI Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, promovido pelo Tesouro Nacional
Instituição concorreu na categoria universidades federais
Evento destaca as boas práticas na qualidade de informação de custos. (fotos: reprodução)

Nesta quinta-feira, 2, o vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe Rosalvo Ferreira participou do XI Encontro de Gestão de Custos do Setor Público. O evento teve o objetivo de destacar as boas práticas na qualidade de informação de custos e premiar as instituições que melhor buscam aferir essa qualidade. A UFS conquistou o 1º lugar na categoria de universidades federais e recebeu um certificado da Secretaria do Tesouro Nacional. Completam o ranking as federais de Minas (UFMG) em 2º e a da Integração Latino-Americana (Unila) em 3º.

“A universidade é uma instituição diferenciada e essa categorização que o Tesouro desenvolveu permite que as estruturas de custos sejam avaliadas nas suas diferentes dimensões”, diz Rosalvo.

A premiação visa a reconhecer o desempenho das entidades no ano de 2020 e divulgar a Norma de Custos no Setor Público, verificando se as instituições utilizam modelos de custos personalizados e atendem às necessidades gerenciais e se realizam a monitoria da economicidade do uso dos recursos públicos.

Vice-reitor Rosalvo Ferreira: capacidade técnica é um diferencial nas ações da UFS.

“Esse é um processo em construção, então o fato de a universidade estar aqui não tira o mérito das outras, mas reforça o quanto todas as instituições de ensino precisam aprimorar seus métodos de custo”, acrescenta o vice-reitor.

Segundo o gestor, a UFS busca utilizar um método simples e eficaz na gestão de custos e preza em todas as suas decisões pela transparência, garantindo que a sociedade saiba onde e como estão sendo aplicados os recursos públicos.

“A capacidade técnica é determinante para que a universidade tenha um diferencial nas suas ações. Nós trabalhamos para a sociedade, e a contabilidade é um meio e tem a função de garantir uma melhor eficiência no uso de recursos públicos para que o ensino, a pesquisa e a extensão tenham a melhor qualidade e alcance social possível”, finaliza.

Para conferir a premiação, basta clicar aqui.

Milena Alves (Estágio Supervisionado em Jornalismo)

Luiz Amaro (edição)

comunica@academico.ufs.br