Qua, 12 de janeiro de 2022, 15:28

Estudantes da UFS devem realizar agendamento para ter acesso aos restaurantes universitários
Aplicativo eUFS vai gerar o QR Code indispensável para cada refeição
Aplicativo eUFS está disponível para download e é compatível com Android e iOS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)
Aplicativo eUFS está disponível para download e é compatível com Android e iOS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

A partir deste mês de janeiro, os alunos da Universidade Federal de Sergipe vão voltar a ter acesso à alimentação institucional. Com o retorno das atividades acadêmicas presenciais, o serviço foi ampliado e agora todos os campi contam com Restaurante Universitário (Resun).

Para garantir o máximo de segurança sanitária, a UFS desenvolveu uma nova metodologia de acesso. Todos os estudantes devem realizar agendamento prévio, por bloco de horário, referente a cada refeição no aplicativo eUFS, disponível para Android e iOS. Assim que esse agendamento for confirmado, um QR Code será gerado e a apresentação dele é indispensável no momento de entrada.

De segunda a quinta-feira apenas é possível agendar refeições para a semana corrente, mas na sexta-feira já será permitido agendar para a semana seguinte. Os agendamentos e cancelamentos devem ser feitos até 21h do dia anteior e quem esquecer de cancelar a refeição não terá o crédito estornado.

Nesse primeiro momento de retorno somente para estudantes, ainda em cenário de pandemia, as refeições serão servidas em quentinhas já montadas, incluindo suco e sobremesa. Em cada bloco de horário foi considerada a quantidade de pessoas, seguindo a capacidade máxima permitida em cada restaurante (50% da ocupação em cada mesa). A expectativa é que servidores e colaboradores terceirizados devam ter acesso à alimentação em outro momento da retomada.

+Clique aqui para acessar o tutorial sobre o eUFS


É possível consultar saldo e realizar agendamento via aplicativo. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)
É possível consultar saldo e realizar agendamento via aplicativo. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Bárbara Rocha, tudo foi pensado para reduzir o risco de contaminação. "O funcionamento vai ser por meio da entrega da quentinha, embalada individualmente, o que faz o estudante passar menos tempo na fila porque ele vai chegar, pegar a quentinha, sentar, comer e sair. Então não vai haver administração de tantos pratos para higienizar, luva para vestir e tempo do posicionamento na fila de cada item. A gente está tentando reduzir esse tempo e otimizar o serviço de alimentação", afirma.


Bárbara Rocha é coordenadora de Alimentação e Nutrição da Proest. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)
Bárbara Rocha é coordenadora de Alimentação e Nutrição da Proest. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Essa fase é temporária e o padrão "self-service" retornará após avaliação da situação, sempre acompanhando a evolução da pandemia. "A gente quer primeiro sentir como vai ser o clima, trabalhar um pouco essa parte da educação alimentar e do convívio social para progredir e voltar a fazer alimentação no prato normal. E pensando mesmo na redução de risco epidemiológico", completa a coordenadora.

+Confira as perguntas frequentes sobre o agendamento

Nos campi de Lagarto e do Sertão

Para os campi de metodologia ativa, no caso do campus de Lagarto e do campus do Sertão, a alimentação oferecida pela UFS já estará disponível a partir da próxima segunda-feira, 17 de janeiro, com a retomada do ano letivo.

O agendamento está liberado no aplicativo a partir da próxima sexta-feira, 14. Por não ofertar cursos noturnos, o Resun de Lagarto e o Resun do Sertão terão apenas almoço.

A coordenação de Alimentação e Nutrição da Proest orienta que os alunos desses dois campi solicitem crédito emergencial caso desejem utilizar os restaurantes nesta primeira semana, visto que a compensação bancária após pagamento da GRU leva até três dias úteis.

Nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana e Laranjeiras

Para os outro quatro campi da UFS, o funcionamento dos restaurantes será a partir de 31 de janeiro, com o início do período letivo 2021.2. O Resun de São Cristóvão e o de Itabaiana, além do almoço, ofertarão também jantar por conta dos cursos noturnos. Os outros restaurantes vão contar somente com almoço.

Como o curso de Dança é vinculado ao campus de Laranjeiras, mas as atividades são desenvolvidas no Centro de Cultura e Arte da UFS (Cultart), haverá uma distribuição específica para esses alunos no próprio Cultart, também mediante agendamento no aplicativo.


Entrada do Resun de São Cristóvão.
Entrada do Resun de São Cristóvão.

A coordenadora Bárbara também ressalta o processo de planejamento desse retorno. "A responsabilidade de gerir a vida do estudante nos restaurantes, no espaço de comensalidade, é nossa porque é a alimentação institucional. Foi uma demanda grande pensar em uma estrutura mínima e haver uma divisória central nas mesas para que as pessoas não fiquem frente a frente sem proteção. Essa é uma medida que foi fundamental e é uma consideração importante porque é diferente da alimentação comercial. Podemos observar que não há divisórias na alimentação comercial porque senta-se sozinho na mesa ou você vai com os seus conhecidos. Aqui não. Aqui os indivíduos que vão sentar próximos são pessoas que possivelmente nem se conhecem, de cursos diferentes e vida independente. Então é nossa responsabilidade garantir que eles tenham um espaço seguro para fazer a alimentação".

Crédito e valor

Em dezembro do ano passsado, a UFS anunciou a volta do Resun e a ampliação do serviço para todos os campi com a assinatura das ordens de serviço para retomada do fornecimento de refeições. Os contratos preveem o fornecimento de mais de 8 mil refeições.


Contratos com novas empresas preveem fornecimento de mais de 8 mil refeições.
Contratos com novas empresas preveem fornecimento de mais de 8 mil refeições.

A forma para colocar os créditos de alimentação continua a mesma: por meio do Sigaa, gerando GRU para pagamento. Após compensação bancária, o valor ficará visível para consulta direto no aplicativo eUFS.

Em qualquer campus, o valor pago por refeição também continua o mesmo: R$ 1 para alunos de graduação e R$ 2 para alunos da pós-graduação.

Letícia Nery - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 12 de janeiro de 2022, 17:06
Notícias UFS