
Representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram reunidos com gestores da Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) para debater a ampliação do termo de cooperação e pensar novas parcerias para o Restaurante Popular Padre Pedro. A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17.
O principal objetivo foi verificar de que forma a universidade pode contribuir na assistência à população. Para isso, a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, e a coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais (CTSA), Tereza Sena, ouviram as demandas levantadas e conheceram o espaço do restaurante para entender o fluxo de atendimento.

“Foi uma demanda que veio da secretaria e a universidade está pensando em como ajudar. Vamos conversar com os nossos docentes da UFS para saber quais áreas podem somar nesse projeto. Apresentar a situação e necessidades que levantamos aqui e buscar parcerias”, afirma a pró-reitora.
Foram discutidas ideias para acompanhamento do público fixo e usuários ocasionais, além da possibilidade de eventos pontuais, como realização de exames, ações de práticas integrativas e elaboração de uma agenda permanente.

A vice-governadora do estado de Sergipe, Eliane Aquino, destacou o papel da UFS no fortalecimento dessa parceria. “Quando a gente junta as expertises das nossas universidades públicas com o poder público, em particular uma universidade da qualidade que é a UFS, toda a população ganha. Sempre fui muito defensora de andar junto com a universidade e, com certeza, trazer a UFS para um espaço como esse é de fundamental importância”, ressalta.
Ampliação do restaurante
Outro ponto levantado foi a intenção da Seias de ampliar os serviços prestados no Restaurante Padre Pedro. De acordo com a secretária Lucivanda Nunes, o foco atual está na oferta de um atendimento integral. “A população vem aqui em busca da refeição e o nosso objetivo é um atendimento integral, porque, nesse caso específico, é um atendimento direto às pessoas, então precisamos da colaboração de toda a rede para concretizar esse projeto mais amplo de inclusão”, explica.

Segundo o assessor especial do Gabinete da Secretária, Pedro Brasil, o proposta é que o espaço do Restaurante Popular Padre Pedro seja mais do que um simples restaurante.
“A ideia é que não seja só um restaurante, mas, na verdade, um centro de convívio. A gente tem um público bem diferenciado, recebemos de crianças a idosos, e o objetivo é cercar de cuidados essa população”, diz.
Presenças
Também estiveram presentes no encontro a secretária-adjunta da Seias, Heloisa Mendonça, o gestor governamental da Seias, Fábio Dantas, e o diretor administrativo do Restaurante Padre Pedro, Rogevanio Santana.
Letícia Nery – Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br