Seg, 07 de março de 2022, 11:08

Mestrado Profissional em História da UFS realiza abertura da turma de 2022
Aula inaugural foi ministrada pelo coordenador da Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Na manhã desta segunda-feira, 07, o Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe (ProfHistória/UFS) realizou a aula inaugural da turma de 2022, como forma de dar boas-vindas aos alunos. A atividade aconteceu no auditório da Reitoria, no campus de São Cristóvão.

Após dois anos de atividades remotas, a abertura da nova turma de mestrandos marcou a retomada das atividades presenciais do ProfHistória. De acordo com o coordenador do programa, professor Lucas Pinheiro, a ideia foi proporcionar um momento de acolhimento para todos os envolvidos.

“Sabendo que esse comecinho de período ainda vai virtual, nossa tentativa foi fazer o acolhimento para ambientar os alunos. A nossa filosofia no mestrado voltado para professores é tentar fazer uma universidade onde a gente tenha mais encantamento, já que esse não deve ser um processo doloroso, mas sim de verificação pessoal e ao mesmo tempo da área”, afirma Lucas.


1g6a0539

A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador da Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória, professor Marcelo Magalhães. Abordando o ensino de história e a pós-graduação no Brasil, ele ressaltou a expansão do programa para a rede nacional.

“A partir de agora esses mestrandos vão ter uma jornada para frequentar os cursos e desenvolver as pesquisas articulando a bagagem enquanto colegas da educação básica com as reflexões presentes hoje no campo de pesquisa na universidade. Acho uma experiência muito ímpar essa possibilidade. Esses alunos são um ganho não só para Sergipe, mas também para o ProfHistória nacional”, diz Marcelo.

A abertura do Mestrado Profissional em Ensino de História da UFS também contou com a presença do reitor Valter Santana e do coordenador de Pós-Graduação, Gladston Rafael Santos. “Cada produto fruto das dissertações dos nossos alunos vem agregar valor ao que já está sendo feito, transformando uma realidade muito dura. Parabenizo cada um que ingressou em um programa que pensa além da formação, buscando a transformação do ensino de história em nosso país. Essa é uma mudança real trazida com a melhoria do ensino, tão necessário para que a gente qualifique os nossos estudantes e tenhamos um futuro melhor”, comenta o reitor Valter.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 07 de março de 2022, 11:22
Notícias UFS