Qui, 10 de março de 2022, 15:34

Coletivo reúne nutricionistas na busca por ações e políticas de combate à insegurança alimentar
Grupo assiste mensalmente 90 famílias em situação grave
(Fotos: Coletivo Nutris contra a fome)

A “insegurança alimentar” é um quadro que se configura quando um indivíduo (ou uma família) não possui acesso a alimentos saudáveis e suficientes para satisfazer às suas necessidades nutricionais. Agravada pela pandemia, a insegurança alimentar afeta hoje mais de cem milhões de pessoas no Brasil, das quais 19 milhões estão em situação de fome.

Pensando em mitigar o problema da fome no estado e buscando políticas nacionais de segurança alimentar, sete professoras da Universidade Federal de Sergipe, aliadas a mais 35 nutricionistas que atuam em várias áreas em Sergipe, fundaram o Coletivo Nutris Contra a Fome.

Professora Márcia Cândido, uma das idealizadoras do Coletivo, é nutricionista do Hospital Universitário, professora do Programa de Pós-graduação em Inovação Tecnológica e Saúde

Nascido em 2020, durante a pandemia do novo coronavírus, a criação do Coletivo é explicada por uma das idealizadoras do grupo, Márcia Ferreira Cândido de Souza, nutricionista do Hospital Universitário da UFS e professora no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Inovação Tecnológica em Saúde.

O objetivo foi atuar em duas frentes, a reativação de políticas públicas nacionais de segurança alimentar e nutricional, extintas com o fim do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea); o segundo é atuar de uma forma paliativa, mas muito urgente, na captação de alimentos para complementar cestas básicas de famílias que estão em situação grave”.

O grupo tem se unido para arrecadar e distribuir cestas básicas, prestar assessoria técnica gratuita em cozinhas solidárias, oferecer palestras e distribuir refeições a famílias, comunidades e instituições necessitadas. Fazem parte do grupo as professoras do curso de Nutrição Raquel Simões, Elma Wartha, Silvia Vocci, Danielle Góes, Kiriaque Barra e Izabela Montezano.

Whatsapp image 2022 03 10 at 2.30.53 pm  4

No esforço para mitigar a fome, eles distribuem, mensalmente, cestas básicas a noventa famílias em grave situação de insegurança alimentar. Com o trabalho intenso durante a pandemia do novo coronavírus o grupo chegou a distribuir, até o ano passado, 22 toneladas de alimentos e 1.600 refeições.

“Atuamos em Aracaju, São Cristóvão, Itabaiana e qualquer local do estado em que possam ser identificadas comunidades que estejam desamparadas, em situação de necessidade; realizamos, por exemplo, um trabalho com marisqueiros de todo o litoral sergipano”, conta Márcia.

Associação de moradores, igrejas e ONGs têm servido de ponte na identificação e contato entre o Coletivo e as famílias em situação de insegurança alimentar. E com a divulgação das ações, eventualmente outras pessoas físicas têm feito doações. Conheça aqui o perfil do Coletivo Nutris Contra a Fome no Instagram.

Whatsapp image 2022 03 10 at 5.11.54 pm  1

Uma das metas locais do grupo é a construção de um novo restaurante popular, em acréscimo ao Padre Pedro. “Queremos que essas pessoas em situação de rua possam ter acesso a esse local de uma forma fixa, porque o Padre Pedro já não dá conta. Precisamos de uma política de segurança alimentar e nutricional também aqui em nosso estado”, explica Márcia.

Márcia Cândido explica ainda que o trabalho realizado pelo grupo de profissionais para mitigar a situação de insegurança alimentar no estado é paliativo, e que lutam por políticas púbicas duradouras, que possam resolver a situação.

“A meta do coletivo é resgatar programas do Governo Federal que foram extintos; estávamos buscando uma mobilização para a reativação deles, e fizemos várias manifestações para chamar a atenção do poder público para isso.”

Whatsapp image 2022 03 10 at 5.11.54 pm  1   1

E completa, sinalizando o desejo que esteve presente desde a criação do Coletivo: “A solução paliativa que estamos dando é porque a situação é muito crítica. Mas temos de agir com algo que seja definitivo. Nossa meta é ter uma política pública que possa resolver isso com metas de curto, médio e longo prazo”.

Recanto dos Pássaros

Uma das muitas ações do Coletivo ocorrerá neste sábado, 12, à tarde, às 15h, haverá uma ação na comunidade Recanto dos Pássaros, no bairro Marcelo Déda, comunidade carente no entorno do campus da UFS em São Cristóvão.

Nessa comunidade, além da entrega recorrente de cestas básicas, já foram realizados cursos e palestras para orientações sobre alimentação, higiene básica e questões de prevenção à Covid.

Como ajudar?

Para auxiliar o trabalho do Coletivo, faça contato pelo e-mail nutriscontrafome@gmail.com ou através do telefone: (79) 98824-5892.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Qui, 10 de março de 2022, 18:39