Qua, 04 de maio de 2022, 15:06

UFS disponibiliza versão digital do Projeto Pedagógico Institucional
Documento foi aprovado pela Resolução nº 04/2022/Conepe

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) tornou pública uma versão digital do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), documento aprovado pela Resolução nº 04/2022/Conepe que materializa a missão institucional de colaborar com o progresso da sociedade, promovendo a geração de conhecimento e a formação de cidadãos críticos, éticos e comprometidos com princípios democráticos, a inovação científica e com o desenvolvimento sustentável.

+ Clique aqui para acessar o Projeto Pedagógico Institucional (PPI)


Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O pró-reitor de Graduação, Dilton Maynard, destaca que é muito importante a universidade publicar um documento de gestão estabelecendo sua política de educação. “O PPI é fundamental para qualquer instituição de ensino. Ele apresenta as concepções, os valores e as diretrizes que orientarão a prática educativa e todos os processos, em seus diferentes níveis e matizes, vinculados a essa prática na instituição. De forma simplificada, é um plano geral de ensino para a UFS”.

Uma versão inicial do PPI foi formulada entre os anos de 2016 e 2017. Em 2021, foi vista a necessidade de adequação do projeto, para atender as novas demandas que surgiram em termos pedagógicos. “Uma comissão foi criada para revisar o texto anterior, atualizando-o e adequando o documento ao que propõe o PDI. Além desse grupo, o documento passou pelo crivo da comunidade acadêmica através da tramitação especial no Conepe. O PPI é um plano de voo, algo que pode e deve ser ajustado periodicamente.”, explicou o pró-reitor.


Além disso, o texto estabelece alguns princípios técnico-metodológicos gerais que norteiam as práticas acadêmicas da instituição, dentre eles “o entendimento do currículo como produto e processo histórico-cultural”, “os conhecimentos/saberes como produtos e processos da práxis social” e “as tecnologias como potencializadoras dos processos de aprendizagem”.

Apesar de não ser uma norma, o projeto é um acadêmico norteador da forma como é concebida a política de educação em seus diferentes níveis, desde a educação básico, com o Colégio de Aplicação (Codap/UFS), até a pós-graduação da universidade.

Pedro Ramos – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 04 de maio de 2022, 16:41
Notícias UFS