Sex, 13 de maio de 2022, 12:12

UFS recebe superintendência da agricultura para apresentar projeto de Centro de Biotecnologia
Universidade concluiu projeto, que agora irá para processo licitatório

O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, recebeu nesta sexta-feira, 13, o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no estado, Haroldo Araújo Filho. O encontro, ocorrido no gabinete da reitoria, teve a presença das equipes dos dois dirigentes, para a apresentação, por parte da UFS, do projeto finalizado para a construção do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA).

O Centro funcionará no Campus Rural da universidade, e fornecerá suporte às aulas práticas dos cursos de graduação das Ciências Agrárias, fomentando melhorias quantitativas e qualitativas da produção animal e o aumento da rentabilidade de propriedades rurais.

“A universidade se comprometeu com a sociedade, dentro de um projeto com o Mapa, de construir um centro de biotecnologia no Campus Rural para atender os criadores de bovinos, equinos, caprinos e ovinos. Essa é uma reunião muito importante, porque marca a primeira etapa de uma prestação de contas da universidade, onde o projeto de todo o centro já foi finalizado pelo nosso departamento de obras e daremos o início à fase licitatória para a construção desse tão esperado centro”, afirma Valter.

Valter Santana recebeu Haroldo Júnior para apresentar o projeto do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal. (Fotos: Schirlene Reis - Ascom UFS)

A parceria entre a UFS e o Mapa foi formalizada em outubro de 2020, e os recursos foram adquiridos em agosto de 2021, através de emenda parlamentar do então deputado federal Laércio Oliveira (SE). No entanto, com o aumento de preços ocorridos desde a pandemia do novo coronavírus, que atingiram também o setor de construção civil, precisaram ser feitos ajustes no projeto.

“Sentamos aqui com o superintendente do Mapa, o Haroldo, um parceiro da universidade, para apresentar o projeto final e buscar meios para que a licitação aconteça e a gente finalize com os recursos necessários. Obviamente, passamos por um período de pandemia, onde os preços, principalmente das obras, subiram muito, e vamos agora em busca da complementação orçamentária, para garantir que a obra seja executada a contento”, explica o reitor.

Haroldo Filho destaca a importância mútua para as duas instituições, em relação a esta e a outras cooperações.

“A parceria é muito profícua, são vários programas em conjunto, como o Programa Residência Profissional Agrária, o Centro de Biotecnologia, e outros programas que estão em andamento. [São projetos] que o Mapa não consegue fazer sozinho, que a universidade não consegue fazer, então o Mapa pode ajudar, e por outro lado a universidade também ajuda na execução. É uma parceria entre órgãos federais com um objetivo principal que é atender a sociedade”, descreve o superintendente.

1g6a5188
1g6a5191

Qualificação

Espera-se que o Centro sirva também como um ambiente de capacitação permanente de mão de obra qualificada e especializada por meio de ações de extensão como cursos (inseminação artificial, fecundação in vitro, etc.), treinamentos, capacitações, entre outros, e do desenvolvimento de programas de pós-graduação nas modalidades lato sensu (especialização e residência) e stricto sensu (mestrado e doutorado) em parceria com outras instituições nacionais e internacionais.