Ter, 17 de maio de 2022, 11:27

CECH e CCAA prestam homenagens ao aniversário da UFS
Os eventos foram abertos pelo reitor da UFS, Valter Santana

Dando continuidade à programação do aniversário de 54 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) promoveu na noite desta segunda-feira, 16, uma homenagem à instituição de ensino.

Transmitida de forma remota, a solenidade foi uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação no Ensino Superior (Grephes), cujo objetivo principal é pesquisar a história da Educação na UFS e escrever sobre o tema, considerado pelos membros do Grupo como um campo vasto, com trabalhos acadêmicos que levam a história da UFS para os encontros, as publicações e outras formas de divulgação.


Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS
Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

A abertura do evento foi feita pelo reitor da UFS, Valter Santana. “É uma iniciativa de grande importância para a universidade, tendo em vista que se trata de um grupo que desenvolve um trabalho magnífico. Ações como essas mostram o fortalecimento do ensino superior, o crescimento da nossa universidade como motor propulsor que direciona o estado para avanços educacionais e tecnológicos”, considerou o reitor.

Ciências Agrárias

Além deste evento, foi promovida nesta terça-feira, 17, a mesa redonda Contribuições dos Cursos das Ciências Agrárias da UFS para Sergipe. De acordo com o reitor, que abriu a solenidade, os estudos na área das ciências agrárias representam hoje 13% do total de pesquisas na universidade.


1g6a5465

“É muito importante reforçar a consolidação do nosso ensino, fortalecendo a pesquisa e a extensão, olhar para o que já foi feito para que a gente possa construir o nosso futuro, fazendo com que o agro se fortaleça cada vez mais e dê continuidade aos avanços construídos ao longo do tempo”, pontuou Valter.

Para a diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas, Carolina Nunes, trazer o histórico do que foi construído ao longo do tempo é uma forma de mostrar como o Centro está contribuindo com a sociedade. “Estamos realizando hoje, em comemoração aos 54 anos da UFS, uma mesa redonda que aborda as contribuições dos cursos de ciências agrárias para o estado de Sergipe, para a comunidade, trazendo um pouco da trajetória desse centro, que é relativamente novo, mas que tem contribuído bastante, não só com a formação de aluno, mas com o setor agropecuário de forma geral”, declarou.


1g6a5470

“Trouxemos hoje egressos que estão atuando no mercado de trabalho e estamos falando também sobre os nossos dados, sobre o que já foi produzido até hoje. É um centro novo, que antes fazia parte de um outro centro, mas que já tem muita história, muitos dados, professores reconhecidos internacionalmente, premiações, é isso que estamos trazendo, mostrando como estamos contribuindo enquanto UFS para a sociedade, relembrando a nossa história”, destacou Carolina.

Presenças

Quem também prestigiou a mesa redonda foi o vice-reitor Rosalvo Ferreira. “Esse evento é algo da maior relevância, porque o CCAA tem um papel importantíssimo no desenvolvimento econômico, tecnológico e produtivo do estado. Estamos vendo aqui uma demonstração da relevância dos cursos de ciências agrárias para a economia sergipana, com o envolvimento de professores, pesquisadores, alunos, técnicos que vão discutir questões relativas a produções científicas e à integração com o setor produtivo”, ressaltou Rosalvo.


1g6a5485

A programação contou com a professora Carolina Nunes, que falou sobre Histórico e Números dos Cursos das Agrárias; Haroldo Filho, superintendente Federal de Agricultura em Sergipe, que abordou a Atuação dos Profissionais de Agrárias na Agropecuária Sergipana; Etélio Prado, diretor da Proagi Projetos Agroindustriais, com o tema Agro Sergipano: números e perspectivas; professor Gladston Rafael, coordenador de Pós-Graduação da UFS, que mostrou as Contribuições da UFS para Pesquisa, Tecnologia e Inovação; professor Alan Lemos, secretário de Meio Ambiente de Aracaju; engenheira agrônoma Alba Freitas, egressa do CCAA e conselheira do CREA e o professor Eduardo Luiz Caldas, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária em Sergipe.

Ascom


Atualizado em: Ter, 17 de maio de 2022, 11:33
Notícias UFS