Qua, 25 de maio de 2022, 09:46

Codap comemora aniversário da UFS com programação variada
Coral, palestra e plantio de mudas de árvores foram algumas das ações

Dando continuidade às homenagens pelos 54 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o Colégio de Aplicação (Codap) realizou nesta terça-feira, 24, uma série de atividades comemorativas, todas com foco no tema preservação ambiental. Apresentação de coral formado por alunos, palestra sobre meio ambiente associado à escola e plantio de mudas de árvores foram algumas das atrações da iniciativa, que foi aberta no Auditório da Didática VII da UFS.

Fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS

Para o reitor da universidade, Valter Santana, foi uma alegria compartilhar o momento com os alunos do Codap de forma presencial. “Passamos todos por um momento muito difícil, de incertezas. E hoje, poder estar aqui, com o auditório repleto, é uma alegria muito grande. Temos que celebrar, mas também manter os cuidados com a saúde, ficarmos vigilantes. Se não fossem a dedicação, o empenho de todos os professores e alunos, não conseguiríamos êxito. É muito bom saber que a universidade é feita de pessoas que se importam com o próximo”, comentou o reitor.

Quem iniciou o evento foi o Nosso Coral Codap, que começou suas atividades ainda em 2018 e, para esta apresentação, contou com a participação de cerca de 120 alunos, sendo que alguns deles não fazem parte do grupo, mas se dispuseram a cantar no evento. A regência, que é da professora de música do Ensino Fundamental Thaís Rabelo, selecionou três canções para a apresentação: uma música do rock nacional, uma regional e a outra - Sal da Terra, de Beto Guedes - por ser ligada à temática do evento.

Img 6674

Futuro

O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, destacou a participação do coral na iniciativa. “Fiquei bastante emocionado com os alunos cantando, é uma felicidade enorme tê-los aqui na UFS, pois um país que zela pelas crianças e jovens terá um futuro brilhante. Somos uma universidade que com certeza luta para que seus alunos tenham as melhores condições de educação”, ressaltou Ferreira.

A contribuição da universidade para a vida também foi tema da fala do diretor do Colégio de Aplicação, Carlos Alberto Barreto. “Nesses 54 anos da UFS tive a grande honra de me graduar em Matemática e cursar meu mestrado. Se a universidade foi capaz de mudar a minha vida, imagine a desses alunos, que aqui chegam ainda crianças ou adolescentes, já podendo contribuir para uma sociedade melhor. Meu desejo é que eles possam abraçar essa oportunidade e continuar lutando por uma educação pública de qualidade”, declarou o diretor.

Img 6672

Programação

Outro ponto alto do evento foi a homenagem à funcionária Maria do Carmo, conhecida como Dona Carminha, que se aposentou após 40 anos dedicados à UFS, sendo a maior parte deles dedicados ao Codap, além da apresentação sobre o tema preservação ambiental, preparada pelas alunas Dayane Santos, Lorena Belisa e Letícia Reis, todas do 2º Ano do Ensino Médio.

Logo após a apresentação, os alunos seguiram para o Codap, onde fizeram o plantio de mudas de árvores. Também participaram do evento a vice-diretora do Codap, Éccia Alécia Barreto, e o coordenador do Núcleo de Gestão Ambiental da UFS, Genésio Tâmara.

Atualizado em: Qua, 25 de maio de 2022, 09:50