Seg, 30 de maio de 2022, 14:38

UFS e UFCG formalizam doutorado interinstitucional em Ciências da Saúde
Dinter ofertará turma para professores da UFCG e UFCA pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS
Fotos: Arquivo pessoal
Fotos: Arquivo pessoal

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) avançou nas parcerias institucionais para a pós-graduação ao assinar de mais um doutorado interinstitucional (Dinter), dessa vez com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A formalização do convênio aconteceu na última sexta-feira, 27, na universidade paraibana.

O projeto ofertará uma turma específica para professores do campus de Cajazeiras da UFCG, localizado no alto sertão da Paraíba, e da Universidade Federal do Cariri (UFCA) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS (PPGCS). Serão, no total, disponibilizadas 25 vagas distribuídas entre as instituições.

Pra o reitor da UFS, Valter Santana, a parceria fortalece a educação superior brasileira. “Dado a importância das pesquisas produzidas por nossos docentes em conjunto com nossos alunos, iniciamos o diálogo com as duas instituições que possuem cursos da área da saúde nos seus campi do interior ainda sem doutorado. Essa turma específica propiciará a formação desses docentes e a ampliação da rede de pesquisa, além de fomentar uma melhoria na educação”, explica.

A proposta do Dinter foi iniciada no ano passado, quando a equipe da UFS foi recebida pelo reitor da UFCG, Antônio Fernandes Filho, no mês de julho para discutir a implementação da parceria interinstitucional.


Whatsapp image 2022 05 28 at 08.58.10

De acordo com o coordenador do PPGCS/UFS, que esteve presente no ato de assinatura, a cooperação simboliza uma aproximação a nível regional. “Tivemos o privilégio de assinar um projeto de cooperação entre instituições, oferecendo uma capacitação a nível de doutorado através do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da UFS. Para nós, é uma alegria muito grande porque é uma forma de tentar mitigar as diferenças regionais e ajudar a consolidar grupos de pesquisa em áreas com dificuldade de formação e fixação de doutores”, afirma.

O reitor Valter também ressalta a contribuição da Universidade Federal de Sergipe para além do estado. “Esse é um processo que eu considero exitoso porque a UFS sai dos muros do nosso estado para capacitar professores e ampliar parcerias, consolidando pesquisas na área da saúde. Muito feliz esse momento de ver a alegria de professores que não teriam condições e sair do seu ambiente de trabalho para fazer um doutorado e a UFS trazer aquilo que temos de melhor: o conhecimento dos nossos professores para ampliar e fortalecer a ciência do nosso país.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 30 de maio de 2022, 15:08
Notícias UFS