A Universidade Federal de Sergipe passou a integrar a coordenação regional Nordeste do Fórum de pró-reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior, o FORPROEX. A solenidade, realizada de forma remota no último dia 09 de julho, possibilita à instituição promover debates e diálogos regionais sobre a extensão universitária, levando-os ao cenário nacional.
Para a professora Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão da UFS e vice-coordenadora do FORPROEX Nordeste, a participação da instituição no grupo reforça o compromisso com a extensão universitária ao longo dos anos, fazendo com que os resultados das ações já promovidas e que estão em andamento possam servir de incentivo para ações futuras.
“Integrar a coordenação do FORPROEX Nordeste viabilizará debates importantes no cenário regional que, posteriormente, poderão ser pautados no âmbito nacional, fazendo com que a nossa extensão universitária alcance novos espaços. Atualmente, temos 248 projetos de extensão em andamento, fora as demais ações, e a participação da UFS nesse cenário é resultado de um trabalho coletivo que tem levado às comunidades interna e externa a aplicação das produções acadêmicas”, diz a pró-reitora.
Criado em 1987, o FORPROEX é uma entidade voltada para a articulação e definição de políticas acadêmicas de extensão, comprometida com a transformação social para o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. São membros natos do Fórum, com direito a voz e voto, os pró-reitores de extensão e titulares de órgãos congêneres das Instituições de Ensino Superior Públicas Brasileiras (IFES).
Diretrizes para as Ações de Extensão Universitária
A Resolução CNE/CES nº 7/2018 estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regulamenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024.
Estruturam a concepção e a prática das Diretrizes da Extensão na Educação Superior:
I - a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social;
II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular;
III - a produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais;
IV - a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico.
Ascom UFS