Seg, 01 de agosto de 2022, 15:16

Lançada pesquisa para trabalhadores da UFS avaliarem clima organizacional
Levantamento busca mapear a percepção dos servidores efetivos (docentes e técnicos) e terceirizados
Arte: Giulia Sanchez - Progep UFS
Arte: Giulia Sanchez - Progep UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) quer mapear a percepção dos docentes, técnico-administrativos e terceirizados da instituição sobre diversos aspectos que envolvem o ambiente de trabalho. Para isso, lançou a Pesquisa Pesquisa de Clima Organizacional 2022.

O questionário está disponível a partir de hoje, 1º, até o dia 31 de agosto, através do Sistema Integrado de Gestão (SIG). Basta acessar um dos módulos do sistema (Sigrh, Sipac etc), e não é necessário identificar-se. Nele, são avaliados fatores motivacionais, recursos físicos e digitais, treinamento e desenvolvimento, comunicação, relacionamento interpessoal, dentre outros aspectos que envolvem o trabalho na instituição.

“Queremos mensurar se o ambiente organizacional encontra-se equilibrado e emocionalmente saudável, contribuindo para o bom relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, no aumento do bem-estar e qualidade de vida no trabalho”, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep), Thaís Ettinger.

De posse desses indicadores, a Progep poderá planejar ações visando a melhora contínua do clima organizacional. “É muito importante que os trabalhadores respondam à pesquisa, porque isso vai possibilitar que, em nosso planejamento estratégico, possamos trabalhar com dados reais, propondo ações direcionadas às necessidades da comunidade”, completa Thaís.

Os indicadores coletados serão posteriormente divulgados à comunidade e a pretensão da Progep é que a pesquisa seja refeita anualmente, a fim de identificar as necessidades que forem surgindo e mapear as mudanças de cenário.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Notícias UFS