Qua, 03 de agosto de 2022, 16:52

UFS promove a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Alto Sertão Sergipano
Evento segue até dia 05 de agosto
Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS
Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS

Integrando a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC) e o CNPq, a Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Alto Sertão Sergipano (STCT) foi aberta nesta quarta-feira (03/08), no Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Esta terceira edição do evento tem como tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”.

O evento, que segue até o dia 05 de agosto, busca estimular o desenvolvimento científico, social e humano, que norteiam as pesquisas, o desenvolvimento e a inovação, aplicados à cadeia produtiva do leite na região do Alto Sertão Sergipano. A solenidade de abertura contou com a participação do vice-reitor, Rosalvo Ferreira, da diretora do Campus do Sertão, Anny Kelly, além de docentes, discentes e autoridades no município de Nossa Senhora da Glória.


1g6a2602 gloria 03 08 2022 1500x1000

Ao longo de três dias, estima-se que um público de aproximadamente 600 pessoas participem das atividades. "A Semana Territorial de Ciência e Tecnologia Alto Sertão Sergipano agrega a universidade e comunidade, tendo um papel fundamental na interlocução com o setor produtivo e, sobretudo, fazendo com que os alunos desenvolvam habilidades" enfatiza o vice-reitor, Rosalvo Ferreira.

O evento envolve todos os departamentos do Campus, integrando diferentes perspectivas para a popularização do conhecimento científico. "O evento trata principalmente dos assuntos relacionados à cadeia de valor do leite, além de temas correlatos de importância para a sociedade, estimulando iniciativas que já existem no âmbito da universidade.” lembra o professor do departamento de agroindústria, Maycon Teixeira, organizador da STCT.

Nesta terceira edição, os participantes terão a oportunidade de participar de mesas, oficinas, minicursos, palestras, mostra científica, lançamento de livros, entre outras atividades. O estudante Tadeu Alves, do curso de veterinária, participa pela segunda vez da STCT. "O evento agrega muito valor, tanto para a formação do aluno, como também para o produtor local e das regiões próximas”, afirma o estudante.


1g6a2286 gloria 03 08 2022 1500x1000

As atividades envolvem os sete municípios que fazem parte do Alto Sertão Sergipano: Nossa Senhora da Glória,Monte Alegre de Sergipe, Porto da Folha, Poço Redondo, Gararu, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora de Lourdes. "O evento é uma oportunidade de mostrar mais sobre nossos cursos aos alunos e para a comunidade, além de fazer uma ligação com outras instituições de outros estados", diz a diretora do Campus do Sertão, Anny Kelly.

Além da comunidade acadêmica, o evento também conta com a participação de estudantes das escolas de ensino básico, fundamental e médio da região. Na abertura, cerca de 60 estudantes dos 6º e 7º do ensino fundamental da escola municipal Tancredo Neves visitaram o Campus. "Muitas coisas os alunos já viram na teoria. Agora eles têm a oportunidade de ver na prática. Eles estão encantados com essa vivência na universidade", Leila Inajara, diretora da escola municipal.


1g6a2623 gloria 03 08 2022 1500x1000

Representando a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) no evento, a professora Patrícia Rosalba lembra que a terceira edição da STCT marca também o retorno presencial dos alunos. "Unimos o acolhimento dos novos estudantes ao desenvolvimento de diversas atividades de ensino, pesquisa e tecnologia. O Calouro está sendo acolhido e já tem a oportunidade de compreender as várias oportunidades que a universidade oferece para a formação profissional. É o Campus cumprindo a sua função social."

As inscrições podem ser feitas online e são gratuitas.

Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br

Notícias UFS