Como parte integrante do Setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio, está sendo realizado nesta quinta-feira, 1º, o evento Saúde Mental na Universidade Federal de Sergipe (UFS): conhecendo os serviços de psicologia da assistência estudantil.
A iniciativa, coordenada pela Divisão de Programas de Assistência e Integração da universidade (Dipai), é voltada a docentes e técnicos dos campi Aracaju e São Cristóvão. De acordo com João Paulo Feitoza, psicólogo e chefe da Dipai, a Divisão é responsável por acompanhar alunos em situação de vulnerabilidade dentro da universidade.
“É um evento feito em parceria com as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Gestão de Pessoas, com a presença dos psicólogos da Dipai e da psicóloga e da assistente social da Progep. O objetivo é divulgar para a comunidade acadêmica estratégias de saúde mental, o que a gente adota. O público alvo é formado por professores, técnicos administrativos, chefes de departamento e diretores de centro, para que a gente possa comunicar como a Universidade Federal de Sergipe se organiza pra atender às demandas de saúde mental”, resumiu João Paulo.

Continuidade
A segunda sessão do evento ocorre na tarde desta quinta, às 14h, no Auditório da Reitoria. “Estamos comunicamos a respeito de estratégias convencionais que adotamos e explicamos também que existem tipos de demandas de urgência que nós não atendemos na universidade. Nesses casos, informamos o que as pessoas podem fazer nessas circunstâncias”, complementou.
“O interessante é mostrar também como funcionam os atendimentos psicológicos e explicar o que pode ser feito mediante alguma situação observada no campus, com colegas de trabalho ou com alunos da universidade. Esse é o nosso propósito”, pontuou João Paulo.
“A nossa expectativa é que os profissionais da área do magistério superior, diretores de centro, chefes de departamento e técnicos possam se alinhar no sentido de orientar melhor os alunos que eventualmente estejam passando por situações que demandam intervenção de saúde mental. Que esses servidores possam reconhecer que nós temos aqui unidades da universidade pra oferecer o atendimento convencional e que, na universidade, quando observadas situações de urgência psiquiátrica, existem meios pra encaminhar para a rede de assistência dos municípios de São Cristóvão e Aracaju”, explicou.

Para ele, a universidade não funciona isoladamente da comunidade. “É importante a gente saber que existem limites da nossa atuação, mas que existem formas de atuar, e quando as pessoas tiverem acesso a essa informação, a gente pretende que elas possam encaminhar melhor as demandas que eventualmente estejam vivenciando”, opinou o psicólogo.
Rodas de Conversa
Nos dias 16 e 30 de setembro serão promovidas também rodas de conversa para os estudantes. No dia 16, o tema será Os Impactos da Pós Pandemia na Vida Acadêmica. Já no dia 30, o tema é Vida Universitária e Ideação Suicida. As inscrições, que vão de 5 a 14 de setembro, devem ser feitas pelo link bit.ly/3lVcPFG, com link acessível a partir do dia 5 de setembro. O local de realização dependerá da quantidade de inscritos.
Serviço
O Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil da UFS funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas dependências da Dipai, localizada no prédio da Reitoria. A iniciativa é voltada a estudantes de graduação dos campi Aracaju e São Cristóvão. Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail psicologia.dipai@academico.ufs.br ou pelos telefones 79 3194-7091 / 98126-7961.
Para servidores, existe o Serviço Psicossocial da Diase, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, nas dependências da Diase, localizada ao lado do Colégio de Aplicação. O servidor pode entrar em contato pelo e-mail diase@academico.ufs.br ou pelo telefone 79 3194-7237.
Ascom