Seg, 19 de setembro de 2022, 18:00

UFS compete nos Jogos Universitários Brasileiros com 58 atletas em 17 modalidades esportivas
Evento acontece de 18 a 25 de setembro, em Brasília
Atletas foram recepcionados pela gestão na última sexta-feira, 16 (Fotos: Wagner Prata/AscomUFS)

Cinquenta e oito alunos da Universidade Federal de Sergipe se juntaram a milhares de outros estudantes para participar do maior evento universitário da América Latina, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2022), cuja solenidade de abertura acontece nesta segunda, 19, em Brasília.

A delegação, incluindo jogadores de 17 esportes diferentes, partiu rumo ao Distrito Federal no último sábado, após terem sido recepcionados pelo reitor, vice-reitor e membros da gestão na sexta-feira, na sala de reuniões da Reitoria.

Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), frisou que a recepção aos alunos “é uma forma de dizer: vocês estão indo, mas a instituição está indo com vocês. O resultado é consequência, não estamos preocupados com o ranking – claro que, se vier, melhor ainda –, mas que vocês lembrem que estão levando o nome da universidade que tanto nos orgulha”.

Reitor Valter Santana (dir.) acompanha partida da delegação rumo à Brasília na manhã do último sábado (Foto: Copre/Proest)

Já tendo participado com êxito de diversas competições neste ano, inclusive dos JUBs Praia, a UFS é, atualmente, a 7ª entre 283 instituições universitárias brasileiras, e a segunda entre as públicas, no ranking geral da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).

Nestes JUBs, a instituição chega com o reforço de dois participantes do skate (modalidade que estreia este ano nos jogos), competidores em todas as modalidades de badminton (feminino, masculino, individual, duplas e duplas mistas), e, pela primeira vez, competidores no poker online e na modalidade acadêmico, em que os atletas disputam com trabalhos científicos sobre esportes.

Isabela Novaes, aluna do terceiro período de Ciências Biológicas, competirá no wrestling

Randy Nascimento, responsável pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre), destacou, além do esforço individual de cada atleta, o trabalho voluntário dos técnicos, em sua maioria ex-alunos, e o esforço da instituição para, em uma época de restrições orçamentárias, priorizar o desporto.

“Parabenizo vocês que acreditam na perspectiva de estar ali, juntos, lutando, entrando nas quadras e realizando tudo aquilo que conhecem muito bem, mas também um esforço que não é brincadeira para dar a atenção que o esporte e a cultura merecem”, pontuou.

Aluno do último período de Educação Física, Salviano Resende, disputará na modalidade acadêmico

Aluno do último período de Educação Física, Salviano Resende, que atua como monitor fazendo a preparação física de atletas da UFS, vai apresentar o resultado de pesquisa sobre a política esportiva na UFS, competindo na modalidade acadêmica do JUBs. “É a primeira vez que a gente está saindo daqui com essa modalidade. E eu irei falar justamente do que tem ocorrido na universidade, mostrando para a CBDU e toda a organização do evento o nosso exemplo de política desportiva”, explicou.

Para o reitor Valter Santana, “o investimento no desporto e na cultura é porque se entende que esses ensinamentos servirão para complementação da formação dos estudantes, quanto a diversos aspectos que vão, sem dúvida nenhuma, transformá-los em profissionais com habilidade que não se adquirem apenas nos bancos das salas de aula”, disse.

“Sou suspeito para falar porque o esporte me acompanha desde criança. Sempre foi muito bom para mim, por conta do espírito de equipe, novas amizades, laços, e porque nos proporciona momentos ímpares”, foi o relato do atleta do tênis de mesa, João Paulo Nascimento. Estudante do quarto período de Engenharia Civil, ele está participando dos JUBs pela segunda vez. “Estava há um tempo parado, sem treinar, e participar do último JUBs acabou me motivando a voltar. Este ano pretendo superar a minha meta”.

Isabela Novaes, aluna do terceiro período de Ciências Biológicas, começou no judô e acabou entrando no wrestling, tendo sido medalha de bronze no último JUBs Praia. Ela falou sobre a preparação para os jogos e os benefícios do esporte na sua formação. “A minha expectativa é alta, mas eu tenho noção que eu sou nova nessa modalidade. Tenho treinado bastante, buscando conciliar os dois, esporte e estudo. O esporte me ajuda na concentração e a aliviar o estresse de semanas de prova e tudo mais, então, independente de qualquer resultado, é algo que me ajuda e é uma coisa que eu amo fazer.”

João Paulo, estudante do quarto perído de Engenharia Civil, é atleta do tênis de mesa

O vice-reitor, Rosalvo Ferreira, frisou aos alunos uma outra lição do esporte: “Carreguem sempre a ideia de que o espírito esportivo tem como maior valor a solidariedade, o respeito ao outro, ao adversário, independente de vencidos e vencedores. Esse espírito é fundamental na nossa vida, no nosso trabalho, no nosso cotidiano”.

Para colegas, professores, amigos e familiares que ficaram na torcida, a expectativa se prolonga até o domingo, dia 25, data de encerramento da competição.

Atualizado em: Seg, 19 de setembro de 2022, 20:37