Qua, 21 de setembro de 2022, 10:50

Evento na UFS expande estudos da Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais
Iniciativa trouxe dois pesquisadores da França para ampliar discussões

Até o próximo dia 28, acontece o Franco-Brazilian Network on Natural Products (FB2NP), evento que engloba pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e outras universidades brasileiras e francesas. Nesta quarta-feira, 21, a Rede Franco-Brasileira de Produtos Naturais esteve reunida na UFS, com a mesa redonda FB2NP: a new network promoting cooperation and exchanges in natural products research.


Fotos: Schirlene Reis.
Fotos: Schirlene Reis.

De acordo com o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, a Rede reúne mais de 30 laboratórios e 50 pesquisadores de diferentes instituições do Brasil e da França, e pela primeira vez o encontro, que está em sua quarta edição, é realizado em Sergipe, na UFS. “A rede franco-brasileira de estudos com produtos naturais tem foco em expandir a pesquisa nessa área no Brasil e na França. Estamos contando neste evento com a presença de dois professores da França, o professor Raphael Grounet, da Universidade de Paris Cité, e o professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, além do coordenador da Rede, o professor Jackson Almeida, da Universidade Federal do Vale do São Francisco”, citou Lucindo.

“O objetivo é, além de expandir a pesquisa na área de produtos naturais, permitir aos nossos programas de pós-graduação que foram envolvidos nessa atividade, a saber programa de pós-graduação farmacêutica, programa de pós-graduação em química, programa de pós-graduação em tecnologia de alimentos, Rede Nordeste de Biotecnologia e Programa de Biotecnologia, internacionalizar as suas ações, proporcionando aos alunos o aprendizado de técnicas que transitam na fronteira do conhecimento humano nessa área e também que tenham uma experiência de imersão internacional dentro da Universidade Federal de Sergipe”, detalhou o pró-reitor.


Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UFS.
Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da UFS.

Lucindo explica que todas as palestras estão sendo realizadas em inglês, com forte participação dos alunos, inclusive tendo a formação de grupos de estudos para a discussão de artigos. “Está sendo um evento muito profícuo, que aumenta a visibilidade da universidade de forma internacional e contribui para que as parcerias que envolvem Brasil e França se consolidem cada vez mais”, reforçou.

O encontro é coordenado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Ciências da Saúde, com a participação da Coordenação de Relações Internacionais, de professores e estudantes da Rede Nordeste de Biotecnologia, do Programa de Pós-Graduação em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Sua principal finalidade é buscar a ampliação das atividades de internacionalização e a consolidação das linhas de pesquisa que atuam na temática de produtos naturais.


Professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França.
Professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França.

Cooperação

Para o professor Laurent Picot, da Universidade de La Rochelle, na França, a FB2NP visa promover a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos sobre a pesquisa em produtos naturais. “É um grande prazer estar aqui na UFS, temos uma parceria muito agradável, muito eficiente, trabalhamos juntos com o estudo de produtos naturais para a cura do câncer, inflamações, temos muitas parcerias com laboratórios de farmacologia, microbiologia, produtos naturais, química medicinal, é uma parceria muito eficiente, trabalhando juntos em muitos artigos e sempre buscando a qualidade na pesquisa”, pontuou Laurent.

A iniciativa tem a presença também do professor Jackson Almeida, do Colegiado de Farmácia e do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Plantas Medicinais da Univasf. Ele, que atualmente coordena a Rede no Brasil, destacou a oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores e estudantes. “Essa é uma rede criada recentemente, em 2019, para agregar pesquisas realizadas por diferentes grupos, tanto no Brasil como na França, e criar oportunidades de intercâmbio entre pesquisadores, entre estudantes. Então por exemplo, a minha universidade já tem um acordo de cooperação que foi assinado em 2017 com a Universidade de La Rochelle. Participei de eventos na França e os pesquisadores da França vieram participar de eventos lá na nossa instituição, na Univasf”,explicou Jackson.


Grupo

“Estamos tentando ampliar essa rede de colaboração para poder fomentar novas interações, e temos uma parceria muito grande com os professores da Universidade Federal de Sergipe. A gente espera que esses pesquisadores de Sergipe estejam indo também para a França, assim como os pesquisadores da França vieram aqui participar desse evento”, comentou o coordenador.

“Temos hoje aqui no evento professores e estudantes com interesse em fazer parte dessa rede de pesquisa. Então a gente está procurando editais no Brasil e na França para captar os recursos para essas missões de trabalhos, a fim de ter pesquisadores e estudantes tramitando entre as instituições”, complementou Jackson, que ressaltou que a rede é fruto do acordo de cooperação firmado entre as universidades brasileiras e francesas, em 2017. “Isso possibilitou a realização de pesquisas na área de produtos naturais, ampliou a internacionalização e contribuiu com a consolidação de programas de pós-graduação no nordeste do Brasil”, ressaltou.

Andreza Azevedo - Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 21 de setembro de 2022, 10:57
Notícias UFS