Ter, 04 de novembro de 2025, 12:47

Restaurantes universitários dos campi Itabaiana e Sertão da UFS voltam a funcionar
19 mil refeições mensais são servidas nas unidades
Resun do Campus Itabaiana (Foto: arquivo pessoal)
Resun do Campus Itabaiana (Foto: arquivo pessoal)

Os restaurantes universitários dos campi de Itabaiana e do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) reabriram nessa última segunda-feira, 3, garantindo 19 mil refeições mensais à comunidade acadêmica.

No campus de Itabaiana, há fornecimento de almoço e jantar, somando um total de 14 mil pratos ao mês. Para o diretor do centro, professor Victor Sarmento, a reabertura do Resun representa um avanço fundamental para as políticas de assistência e permanência estudantil da Universidade.

“O Resun é mais do que um espaço de alimentação, é um recurso estratégico para garantir que nossos estudantes tenham condições reais de permanecer e avançar em seus cursos, especialmente aqueles que enfrentam vulnerabilidades socioeconômicas”, disse.

Já no campus do Sertão são servidos 5 mil almoços mensais, representando, para o diretor, professor Maycon Reis, um melhor desempenho estudantil.

“A retomada do restaurante universitário tem um impacto enorme na assistência e permanência estudantil, sendo fundamental para garantir melhores condições de vida aos nossos estudantes. O funcionamento do Resun faz total diferença no dia a dia dos jovens que estudam no Campus do Sertão, contribuindo diretamente para o seu bem-estar, desempenho acadêmico e permanência na universidade pública”.


(Foto: Juliana dos Santos)
(Foto: Juliana dos Santos)

Qualidade nutricional

Para muitos estudantes, os restaurantes universitários representam a possibilidade do único contato diário com refeições nutricionalmente completas, como lembrou a discente Ana Carolina, do 3° ciclo do curso de Medicina Veterinária do Campus Sertão.

“Ter uma qualidade na alimentação, com suporte nutricional, é de suma importância para a maior parte dos estudantes, que muitas vezes vêm de outras cidades, estados, e têm sua refeição completa aqui no Resun”.

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da UFS, Raisa Soares, as empresas contratadas precisam seguir um cardápio de referência, montado pela equipe de nutricionistas da UFS de todos os restaurantes universitários.

“A equipe avalia toda a composição do cardápio para que os Resuns entreguem, aos estudantes, uma refeição completa e equilibrada do ponto de vista nutricional. Todas as alterações são diretamente acompanhadas pelas equipes, com apontamento de medidas corretivas em caso de necessidade”, explicou.

Entretanto, o acompanhamento diário da execução contratual vai além da garantia de uma refeição saudável. “Também são avaliados os aspectos sensoriais e higiênico-sanitários, o cumprimento de legislações vigentes e também os parâmetros quantitativos, para garantir o atendimento pleno à comunidade acadêmica”, acrescentou Raisa.


Resun do Campus do Sertão (Foto: Juliana dos Santos)
Resun do Campus do Sertão (Foto: Juliana dos Santos)

O fechamento temporário dos restaurantes ocorreu devido a problemas com a empresa terceirizada. “A empresa já vinha executando o contrato de forma insatisfatória, qualitativa e administrativamente, mesmo com a Universidade solicitando as correções necessárias”, informou a coordenadora de Alimentação e Nutrição da UFS. Um novo processo licitatório foi realizado e, em cerca de dois meses, os restaurantes voltaram a funcionar.

O pró-reitor de da UFS, Roberto Rodrigues, informou que durante a inatividade dos restaurantes, foi liberado um auxílio-alimentação para os discentes que atendiam as exigências do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).

“Temos viabilizado todos os esforços necessários para que não haja falta de alimentação para os discentes, mesmo em momentos em que as empresas desistem do contrato”.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 04 de novembro de 2025, 15:53