A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de nível Superior (Capes) divulgou o resultado final do Edital Nº 16/2022 – Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG): Pós-Doutorado Estratégico – ao qual a Universidade Federal de Sergipe (UFS) obteve 100% de aprovação dos projetos submetidos. Foram aprovados 10 projetos, limite máximo permitido pela chamada pública, cujo resultado foi publicado no dia 06 d outubro.
O resultado corrobora com os últimos resultados da pós-graduação da UFS, que vem se destacando pela elevação das notas dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) na última avaliação quadrienal da Capes. O crescimento da pós-graduação da instituição e sua consolidação fazem parte do planejamento estratégico e das metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).
De acordo com o coordenador de pós-graduação da UFS, Gladston Santos, o trabalho em conjunto fez com que a UFS alcançasse destaque. “O excelente resultado obtido pelos PPGs junto ao edital é fruto de um trabalho intenso para consolidação de nossa pós-graduação, realizado pelos programas através da coordenação, secretaria, docentes e discentes, com o apoio da Coordenação da Pós-Graduação e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa”.
O programa “Pós-Doutorado Estratégico” tem como objetivo contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) a partir da consolidação dos PPGs stricto sensu acadêmicos considerados emergentes e em consolidação.
A aprovação dos projetos enseja na inserção de 20 novos bolsistas de pós-doutorado em nossa instituição, os quais serão vinculados a 10 programas de pós-graduação da UFS: Agricultura e Biodiversidade (PPGAGRI); Ciência da Nutrição (PPGCNUT); Ciências Naturais (PPGCN); Ciências Aplicadas a Saúde (PPGCAS); Ecologia (PPEC); Física (PPGFI); Ciências Fisiológicas (PROCFIS); Arqueologia (PROARQ); Comunicação (PPGCOM); e Psicologia (PPGPSI).
Para o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, o resultado merece ser celebrado. “O resultado é excelente, especialmente num momento de retração do investimento em ciência e tecnologia no país, o que pode comprometer o exitoso trabalho obtido pelos PPGs na última quadrienal e o desenvolvimento do conhecimento científico, especialmente em estados como Sergipe”.
Posgrap