
Separados por 100 km, os campi de Lagarto e do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) são unidos por metodologias ativas e algumas temáticas comuns nas abordagens da Saúde. Uma dessas áreas foi debatida em aula prática no Laboratório de Biologia Molecular e Microbiologia do campus de Lagarto (LaBMic), que recebeu equipe de dois docentes e 15 discentes do campus de Nossa Senhora da Glória. A ação, ocorrida nas últimas quinta e sexta-feira, foi realizada dentro dos módulos de 'Ciência Animal e Habilidades e Atitudes em Zootecnia'.
Os docentes Nailson Lemos e Thiago Bernardes, do Departamento de Zootecnia do campus do Sertão (DZOS/UFS), foram recebidos pelo professor Rafael Cavalcante e pelas técnicas de laboratório Márjory Paiva e Rute Lisboa, do Departamento de Farmácia do campus de Lagarto (DFAL/UFS). Foi investigada a ação de diferentes antimicrobianos em uma das bactérias causadoras da mastite.

O professor Thiago Bernardes acredita que a visita contribuiu para a formação dos alunos. “Eles já haviam tido um contato teórico, mas agora puderam observar na prática, com a expertise do professor Rafael e a estrutura do laboratório. E foi especialmente importante porque abordamos a mastite (inflamação do úbere da vaca), que é uma enfermidade bastante comum na região de Glória, a maior bacia leiteira do Estado”, comenta.
"A mastite, além de uma questão de saúde, pode também se reverter em um problema econômico. Uma vez que uma vaca está infectada, toda a produção leiteira que vem dela tem que ser descartada. Além de acadêmicos, muitos dos nossos alunos são filhos de produtores rurais. O fato de terem um contato mais próximo sobre a atuação dos antimicrobianos em bactéria que causa a mastite, por meio dessa visita, vai servir como multiplicador de conhecimento“, avalia.
O docente Rafael enfatiza que o Laboratório dispõe de uma coleção de culturas de bactérias e micro-organismos congeladas, coletadas em pesquisas ao longo dos anos. “Foi muito bom ter a possibilidade de contribuir com esse momento dos alunos. Nossa ideia de manter esse material é justamente para o desenvolvimento e multiplicação da Ciência”, explica.
Ana Laura Farias
Ascom UFS - Campus de Lagarto