Qui, 20 de outubro de 2022, 15:16

Com 14 medalhas, UFS conquista terceiro lugar nas Paralimpíadas Universitárias 2022
Atletas trouxeram 12 ouros, uma prata e um bronze
Paralimpíadas Universitárias 2022 aconteceram em João Pessoa/PB. (fotos: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Com 12 ouros, uma prata e um bronze, a Universidade Federal de Sergipe conquistou o terceiro lugar nas Paralimpíadas Universitárias 2022, evento que ocorreu entre os dias 13 a 15 de outubro em João Pessoa, Paraíba, com disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa.

“Eu volto muito feliz com o resultado, graças a Deus, mas também com a forma como a universidade nos ajudou a conquistar esse momento. A gente treina aqui, a gente tem espaço, a gente tem suporte, a gente tem ajuda, e eu só tenho a agradecer por tudo”, disse Gilvaneide Arnaldo dos Santos, aluna do curso de Pedagogia, que participou pela primeira vez da competição representando o badminton.

A delegação, com medalhistas e treinadores, foi recebida pelo reitor Valter Santana e equipe da gestão em evento ocorrido na manhã desta quinta, 20, na sala de reuniões do Gabinete.

Gilvaneide Arnaldo dos Santos, aluna de Pedagogia.
 Lucivânia dos Santos, estudante de Jornalismo

“Foi muito emocionante ver tudo aquilo acontecendo e estar junto mesmo tendo alguns percalços. O ano que vem eu espero que essa sala esteja lotada de paratletas”, disse o professor Randy Nascimento, responsável pela Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/Proest)

“O esporte e a cultura oferecem para vocês oportunidades de adquirir habilidades e competências que, sem dúvida, vão agregar para o futuro, para a vida de vocês. Recebam esse agradecimento da universidade por tudo o que vocês representam para nós”, disse o reitor.

Veterana no esporte, Lucivânia dos Santos, estudante de Jornalismo, confirma que competições como essa são “um incentivo também para outras pessoas com deficiência entrarem na universidade não só para ter sua formação superior, para poder ter uma profissão, mas também pela prática do esporte, porque esporte é vida”.

Prancheta 8a

Sérgio Barreto, aluno do curso de Farmácia, representou a UFS no Parabadminton, e considera “fundamental principalmente o acolhimento que a gente recebe aqui da universidade. Isso muda muito a vida da pessoa com deficiência”.

Com o resultado nestes jogos, além de voltar para casa com as medalhas, quatro estudantes garantiram, por conta da pontuação na competição, um ano de bolsa-atleta, auxílio disponibilizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Para o professor Ailton Fernando Oliveira, do Departamento de Educação Física, “A UFS não promove o esporte dos deficientes para aparecer na mídia. A gente faz o esporte porque a gente sabe a necessidade, a responsabilidade e o papel do esporte para eles. Então, a gente se esforça aqui dentro diariamente. E o apoio da gestão é fundamental para que a gente seja reconhecido cada vez mais como um lócus de promoção de cidadania”.

Delegação foi recebida pelo reitor e membros da gestão na manhã desta quinta-feira, 20
UFS conquistou o terceiro lugar na competição com 12 ouros, uma prata e um bronze

“A gente fica também muito feliz por perceber a integração e o trabalho que a gestão que a universidade está fazendo, preocupada não necessariamente com a conquista através da medalha. Mas, na verdade,com a integração e com a socialização, e é esse o maior objetivo da Copre da nossa universidade”, afirma o professor Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest).

Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 20 de outubro de 2022, 17:29