
Aconteceu na última quinta-feira, 20, a exposição do Projeto Revitalização de Videiras, na Sala dos Conselhos Superiores, prédio da Reitoria. O evento contou com a participação de estudantes da graduação e pós-graduação em Engenharia Agrícola, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe.

O projeto é voltado para plantação de uvas no Campus Rural e produção exclusiva de vinhos em uma vinícola privada localizada no município de São Cristóvão. O laboratório é composto por dez estudantes com a proposta de revitalizar a cultura do plantio de uvas no estado de Sergipe, que passou por instabilidades durante a pandemia do coronavírus, em 2020.
Para o professor Mário Campos, do Departamento de Ciências Florestais, uma das primeiras finalidades do trabalho foi promover a revitalização do solo e da planta, através da pesquisa. “Esse trabalho é em alusão aos alunos das agrárias que entraram no projeto, principalmente da cultura da uva, do Campus Rural, e a gente resgatou isso em forma de revitalização para produção”, disse o professor.

Durante a exposição, o professor citou que durante o processo as videiras começaram a produzir frutos e então surgiu a necessidade de dar um destino final para essa produção. “Nós chamamos um produtor de vinho e foi feita uma parceria para tornar nossa matéria-prima em um produto de consumo”, comentou Mário.
O reitor da universidade, Valter Santana, comentou sobre a importância de destacar a pesquisa como forma de oportunizar o conhecimento para a comunidade acadêmica. “Esse é um momento que mostramos o encerramento de um ciclo. Os alunos buscam o conhecimento, mas a universidade é muito mais que isso. Ela oferece oportunidades para que esses alunos agreguem valor para aquele conhecimento que eles obtêm nas salas de aula e promovam, por meio de ações de extensão e pesquisa, uma transformação da realidade em que a gente vive”, declarou Valter.

Rychardson Rocha, professor do Departamento de Engenharia Agrícola da UFS, também esteve presente no evento e comentou que as pesquisas nesse âmbito não são tão recentes quanto parecem. “Desde 2016 fazemos projetos de pesquisa nessa área para entregar esse produto final que é o vinho, fruto do nosso trabalho”, comentou Rychardson.

Além de destacar a importância da pesquisa e da extensão, o professor projetou as perspectivas para o futuro. “A ideia é pegar os trabalhos que estão sendo desenvolvidos na videira e levar essas tecnologias desenvolvidas para o pequeno, médio e grande produtor. Para mostrar que o estado de Sergipe tem potencial para produzir uva e, logicamente, o vinho, que é o foco da nossa pesquisa”, ressalta o professor.

O graduando em Engenharia Agronômica, Jeferson Maurício, disse que muitos objetivos pessoais foram alcançados com a realização desse projeto, e um deles é ver na prática os conhecimentos adquiridos na teoria. “O projeto pode contribuir, como já vem contribuindo, para minha formação. Trabalhar em melhorias para que essa cultura da uva se desenvolva melhor em nosso estado é muito satisfatório pra mim, e é especial fazer parte desse momento de lançar o nome de Sergipe em outras perspectivas”, declara o discente.
Janaína Cavalcante - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br