Qui, 27 de outubro de 2022, 13:16

UFS normatiza procedimentos para estágio no exterior
Instrução Normativa abarca estágios curriculares obrigatório e não obrigatório, e egresso/trainee

Estudantes de graduação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que desejam realizar estágios no exterior devem agora seguir os procedimentos regulamentados pela instituição. A normatização, que vale para estágio curricular obrigatório ou não obrigatório, e para egresso/trainee, foi estabelecida por meio da Instrução Normativa Nº 11/2022, emitida pelo Gabinete do Reitor em agosto deste ano.

+ Leia a Instrução Normativa sobre estágio internacional

Além de atender a requisitos básicos, como estar regularmente matriculado e ter cumprido os pré-requisitos do Projeto Pedagógico do Curso, o aluno deve também solicitar ao Departamento do Curso a formalização de convênio com a concedente para a realização de estágio, se for o caso. Outros itens como cobertura de seguro, carta de aceite do supervisor técnico no exterior e apresentação de relatório final também são previstos pela Instrução.

Segundo a coordenadora de relações internacionais da UFS, Érica Winand, havia uma demanda na universidade para essa regulamentação. “Havia a normatização do estágio no âmbito nacional, mas sem a normatização em âmbito internacional poderia acontecer de um estágio cumprido por um estudante não ser reconhecido em seu próprio curso, e a carga horária de estágio obrigatório não ser validada por falta de um regulamento”, diz.

“Havendo um regulamento, não só para a realização do estágio, mas para os requisitos que há no convênio entre as duas partes – a UFS e a empresa cedente –, temos os parâmetros que vão permitir a regularização do estágio. É uma forma de a universidade acompanhar e proteger esse estudante, e de resguardar a própria instituição também, trazendo mais segurança jurídica para a realização desse estágio”, completa a docente.

As tramitações para a formalização dos estágios envolvem diversos setores da UFS, como os Departamentos de Curso, a Coordenação de Relações Internacionais (Cori), Coordenação de Programas, Convênios e Contratos (Copec), Central de Estágios (Ceneufs) e Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Os passos e etapas do estágio internacional estão detalhados na Instrução Normativa, tendo início na manifestação de interesse, pelo discente, em realizar estágio no exterior. O pedido deve ser apresentado à coordenação de estágios do curso, apresentando a Carta de Aceite do supervisor de estágio da instituição concedente.

Ascom
comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 27 de outubro de 2022, 15:44
Notícias UFS