Seg, 07 de novembro de 2022, 09:30

Assinadas ordens de serviço para academia na Cidade Universitária e adequação da acessibilidade no Campus de Lagarto
Obras têm prazo de 90 e 120 dias corridos, respectivamente
(Fotos: Adilson Andrade/AscomUFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) assinou na tarde da última sexta-feira, 4, as duas ordens de serviço para execução da obra de reforma para implantação de uma academia de musculação e ginástica na Cidade Universitária, e para adequação da acessibilidade no campus de Lagarto.

Ocorrido na Sala dos Conselhos, o evento contou com a apresentação de Plano de ação da Política de Assuntos Estudantis 2022-2023 e foi acompanhado por estudantes, professores e membros da gestão.

mg 8347
Reitor Valter Santana assina ordens de serviço para obras de reforma

Na ocasião, o reitor Valter Santana destacou que “essas obras promovem saúde na instituição, ofertando para todos boas condições para as práticas desportiva, de ensino e laboral”, e revelam “o compromisso da instituição mesmo em tempos de crise”.

Em Lagarto, as obras de adequação da acessibilidade do Campus Professor Antônio Garcia Filho têm previsão de entrega em 120 dias corridos. O professor Makson Oliveira, diretor do campus, explica que “a adequação dos espaços físicos é para que atenda, de forma mais adequada, com todo o cuidado, aos alunos com deficiência. Com isso, reforçamos o compromisso social que a universidade tem com a inclusão”.

Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelos Mendes: "Serão divulgadas instruções normativas que regulem o seu uso pela comunidade acadêmica"

Já a academia tem o objetivo de estimular a atividade física, servir de espaço para preparar os atletas para os diversos jogos universitários, e também de espaço de integração e desenvolvimento de várias atividades, serão feitas adequações em um dos espaços da Vivência para que possa receber a Academia UFS Club Qualidade de Vida.

“Esse vai ser um espaço não só para a promoção da prática da atividade física na perspectiva da saúde, mas também para a promoção da integração e socialização a partir das diversas formas de atividades que serão promovidas através da academia”, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest), Marcelo Mendes.

Evento foi acompanhado por estudantes, professores e membros da gestão

Sob a responsabilidade administrativa da Proest, o projeto da academia está integrado ao Departamento de Educação Física e servirá como laboratório de pesquisa, ensino e extensão para o curso. “Em breve, serão divulgadas instruções normativas que regulem o seu uso pela comunidade acadêmica”, diz Marcelo.

Saiba mais

Academia - Funcionando no piso superior da Vivência, a obra envolverá reforço estrutural, colocação de piso emborrachado, terminais elétricos, grade de contenção, catraca e reforma dos banheiros, custando um total de R$ 207.266,27, com previsão de entrega em 90 dias corridos.

Lagarto - A adequação da acessibilidade no Campus de Lagarto inclui recuperação das calçadas e piso tátil existentes, criação de mais calçadas, rampas e instalação de corrimões e guarda corpo, rebaixamento de guia para instalação de rampas de acesso e sinalização horizontal. Totalizando R$ 354.858,99.

Atualizado em: Ter, 08 de novembro de 2022, 08:57