Ter, 08 de novembro de 2022, 18:58

Encontro de Extensão e Mostra de Internacionalização marcam o segundo dia da Semana Acadêmico-Cultural da UFS
Eventos aconteceram nas didáticas VI e VII

Dando continuidade ao segundo dia da 8ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), ocorreu nesta terça-feira, 08, a II Mostra de Internacionalização e o 9º Encontro de Iniciação à Extensão (EIX). Os encontros aconteceram nas Didáticas VII e VI, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A manhã foi marcada pela II Mostra de Internacionalização, sob coordenação da professora Érica Winand, da Coordenação de Relações Internacionais da UFS (Cori). De acordo com ela, esta segunda edição foi pensada para unir e colocar em diálogo todos os grupos que fazem a internacionalização da universidade. “Existem projetos internacionais relevantes, porém muitas vezes não são conhecidos, mesmo que estejam dentro de uma mesma área. Então, a mostra está sendo feita tanto no sentido de colocar esses grupos em diálogo para que haja maior interação dos seus projetos, e assim nós possamos pensar a partir dessa interação em uma efetiva institucionalização da internacionalização, quanto para mostrar ao público as atividades internacionais desses grupos”, detalhou Érica.

II Mostra de Internacionalização foi organizada pela Coordenação de Relações Internacionais. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ela diz que, para esta edição, foi necessário ampliar o público. “Temos aqui estudantes de graduação e de pós-graduação, o que é muito bom. Eles já estão conhecendo essas ações e tendo a oportunidade também de dialogar com os professores e integrar esses grupos que também ensinam e fazem extensão com alcance internacional”, pontuou Érica.

A II Mostra de Internacionalização contou com a palestra do professor do Departamento de Letras Estrangeiras e dos programas de pós-graduação em Educação e Letras, Luiz Eduardo Oliveira. “Estou na condição de diretor da Cátedra Marquês de Pombal e hoje estão aqui reunidos os grupos que são internacionais da universidade, os centros internacionais para expor aos alunos e aos interessados o andamento dos trabalhos, qual é a nossa proposta, quais são as nossas ações e estratégias de internacionalização, e o que temos publicado para ver se desperta o interesse desse público”, comentou o palestrante.

32º Encontro de Iniciação Científica aconteceu na didática VII. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A programação da manhã englobou ainda Oficina de PITCH; Minicurso: Técnicas citoquímicas e histoquímicas para pesquisa científica; Apresentação dos Trabalhos PIBITI; 32º Encontro de Iniciação Científica (EIC); Avaliação Completa do Movimento; ViverZen e COPESFLIX: Radioactive.

Programação da Semac segue até sexta-feira, em todos os campi da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Já pela tarde, a Pró-Reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, realizou abertura do 9º Encontro de Iniciação à Extensão (EIX). Ela ressaltou a importância da realização do evento. “Esse encontro de Iniciação à Extensão é resultado dos projetos que foram submetidos ao edital. São projetos que foram premiados em primeiro, segundo e terceiro lugar e, além disso, os que não foram contemplados nas premiações também estão aqui para contribuir e difundir o conhecimento gerado a partir da extensão e suas práticas, apresentações e atuações. Esse é um momento rico e muito oportuno de conhecer o que está sendo feito na universidade”, afirma.

Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Os trabalhos apresentados, em sua maioria, foram premiados no ano de 2022 e são referentes aos centros de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). “Aqui estão todos os resultados dos projetos que foram cometidos ao longo deste ano. Já finalizados, esses resultados serão apresentados para todos que aqui estão presentes”, explica Guidionaldo Júnior, coordenador de Atividades de Extensão (Caex/UFS).

Guidionaldo Júnior é coordenador de Atividades de Extensão. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A tarde do encontro foi repleta de trabalhos das mais diferentes áreas da graduação, entre eles, o projeto “Aquelas que se protegem”, da aluna de Pedagogia Laudemila dos Santos, do Campus de Itabaiana. A discente explicou como funcionou a pesquisa e destacou a importância de mostrar esses resultados na Semac. “Nosso projeto retrata um ciclo de violência contra a mulher. A gente fez diálogos e reuniões para trabalhar justamente essas questões da violência existente em nossa sociedade e entender como isso acontece. Entendemos que, por menores que sejam, elas acontecem no cotidiano e é preciso identificá-las. E estar na Semac mostrando esse resultado é super importante porque sei que estou expondo para outras pessoas de outros departamentos, então o trabalho não vai ficar restrito à pedagogia, que é a minha área”, ressaltou a graduanda.

Laudemila dos Santos é aluna de Pedagogia do Campus de Itabaiana. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A professora e orientadora do projeto, Fernanda Accorsi, também comentou que esse foi um trabalho coletivo muito importante. “São três discentes que trabalharam efetivamente junto ao grupo de pesquisa, que deu todo o reforço. As orientações eram semanais, pois tínhamos ações quinzenalmente e o objetivo dessas reuniões recorrentes eram, justamente, para dar todo o suporte para essas meninas e deixá-las fortes no sentido intelectual”, disse a professora do Departamento de Educação (DEDI/Itabaiana).

Fernanda Accorsi é professora do Departamento de Educação. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O segundo dia da 8ª Semac também contou com os fóruns de Assuntos Internacionais, de Inovação Social e de Integração de Saberes dos Observatórios Sociais, além da oficina de Avaliação de Nível de Maturidade Tecnológica (TRL).

Para conferir a programação completa da edição 2022 da Semac, clique aqui.

Janaína Cavalcante - bolsista

Andreza Azevedo - Ascom UFS