
“Não é o professor Rosalvo que está sendo homenageado, é a universidade. Não estivesse eu na universidade, não tivesse desempenhado com afinco as diversas atribuições que me são colocadas, certamente não teria havido esse reconhecimento”.
Com essas palavras o professor Rosalvo Ferreira Santos, vice-reitor da Universidade Federal de Sergipe, e natural de Ingá, na Paraíba, avaliou o recebimento do título de cidadania sergipana, entregue na tarde de ontem, 22, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).



A homenagem foi proposta pelo presidente da casa, o deputado estadual Luciano Bispo, e havia sido aprovada pela casa em janeiro deste ano.
Para o reitor da UFS, professor Valter Santana, o professor Rosalvo recebe um “justo reconhecimento por toda a sua história e trajetória, daquilo que fez e daquilo que ainda fará por esse estado, construindo uma universidade forte, com a luta diária, e por meio disso trazer crescimento, desenvolvimento e evolução para Sergipe”.
Durante a sessão especial de entrega do título, ocorrida no Plenário da Alese, o deputado Georgeo Passos fez a leitura do discurso do presidente Luciano Bispo, traçando histórico da vida do homenageado e destacando sua “capacidade intelectual e competência na área educacional”.



O diretor do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Sergipe, José Roberto de Lima Andrade, destacou o homenageado como “um grande homem e agora um grande sergipano.” E o frisou o professor Rosalvo como alguém “extremamente compromissado, um entusiasta pela docência, alguém que ajudou a formar dezenas de alunos, como professor e como alguém que sempre teve uma palavra de esclarecimento e de direção”.
Dedicando a honraria à sua falecida mãe, Dona Augustinha, o professor Rosalvo discursou agradecendo ao estado de Sergipe o reconhecimento e acolhimento, bem como à UFS.



“Esse reconhecimento se deve sempre a uma coisa que é bastante simples, a sensação de que todo dia você tem de fazer o melhor, fazer o melhor para que a sociedade que depende da gente possa, de fato, ser beneficiada. Agradeço enormemente o reconhecimento”, disse Rosalvo, que concluiu recitando um poema de sua lavra:
Penumbra
Finjo ser o que sou.
Abro-me como flor de cacto
no deserto de minha alma.
Cativo o som inaudito
das minhas palavras.
Sou efêmero e translúcido
como uma noite cinza.
Quem dera fosse inverno
e feito rosa do deserto
adormecesse
à espera do cáustico sol
pra vicejar.
“Você já era sergipano de coração, hoje é de fato e de direito. Nós é que agradecemos o seu empenho para o desenvolvimento do estado de Sergipe e damos os parabéns em nome do povo de Sergipe. Continue sempre assim, lutando pelo que você acredita”, arrematou Luciano Bispo.
Biografia
Rosalvo Ferreira Santos possui graduação (1990) em Ciências Econômicas e mestrado (1995) em Economia pela Universidade Federal da Paraíba. Obteve doutorado (2009) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná. Ingressou na UFS em 1997, no Departamento de Economia, e tem lecionado disciplinas na graduação e pós-graduação em Economia e lidera o grupo de pesquisa Economia, Desenvolvimento e Instituições. Foi pró-reitor de planejamento da UFS no período de 2012-2020. Atualmente, é vice-reitor da instituição.
Ascom