Ter, 06 de dezembro de 2022, 17:46

UFS e Prefeitura de Aracaju selam convênio para atendimentos no Hospital Veterinário da instituição
Assinatura do convênio aconteceu na última quinta-feira, 1/12

O abandono de animais é uma problemática antiga e crescente no Brasil. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cães e gatos vivem nas ruas de todo país, e uma das maneiras mais eficientes de controlar a reprodução desses animais e garantir um lar é com serviço de castração. Foi o que aconteceu com Valmirane Barbosa, que sempre esteve engajada com a causa animal. Agora com a parceria da Universidade Federal de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju para castrações gratuitas de cães e gatos no Hospital Veterinário do Campus de São Cristóvão, a ativista encontrou uma saída para controlar a reprodução dos gatos que resgatou nas ruas.


Valmirane Barbosa teve dois gatos castrados através da parceria da UFS com a Prefeitura de Aracaju (Fotos: Pedro Ramos)
Valmirane Barbosa teve dois gatos castrados através da parceria da UFS com a Prefeitura de Aracaju (Fotos: Pedro Ramos)

“Esse programa veio na hora certa e vai poder ajudar outras pessoas assim como me ajudou. Hoje eu consegui a castração de dois gatos e isso quer dizer que eles não vão mais procriar, então, a probabilidade de ter mais animais nas ruas diminui significativamente. Esse é um momento de muita felicidade para mim”, disse Valmirane Barbosa, que retirou cerca de 20 gatos das ruas de São Cristóvão e foi uma das primeiras beneficiadas com o serviço de castração gratuita do Hospital Veterinário da UFS.

Sobre o projeto

A assinatura do convênio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e o Hospital Veterinário do DMV/UFS faz parte de uma parceria realizada através do programa “Aju Animal”, lançado em em novembro pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. O programa é voltado para proteção e cuidados com cães e gatos que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas ou que estão em abrigos de Aracaju.

Essa iniciativa é estruturada em quatro eixos: castração, saúde animal, abrigos temporários e apoio à adoção. O convênio com a Universidade Federal de Sergipe garante mais agilidade na execução do programa, já que a construção de uma clínica municipal demandaria mais tempo e recursos.


Alan Lemos é secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju
Alan Lemos é secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju

O secretário da Sema ainda explicou como vai funcionar na prática essa parceria. “Cães e gatos de protetores dos animais, de acumuladores ou que estão em situação de abandono nas ruas, serão recebidos pela AJU Animal, e a partir daí, será realizado um cadastramento para deslocar esses animais de Aracaju até o DMV/UFS para que seja feito o processo de castração no hospital. Está previsto que seja feito na universidade 1.000 castrações anualmente”, detalhou Alan Lemos.

Atuação do Departamento de Medicina Veterinária

A conquista na realização de atendimentos em larga escala no Hospital Veterinário do campus já era um sonho antigo do DMV/UFS, e através dessa parceria com a Prefeitura de Aracaju, cães e gatos terão mais qualidade de vida e chances aumentadas de adoção, além da iniciativa oportunizar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula dos estudantes da graduação de Medicina Veterinária.


Gabriel Lee é professor do Departamento de Medicina Veterinária da UFS
Gabriel Lee é professor do Departamento de Medicina Veterinária da UFS

“Esse projeto é uma conquista coletiva. Faz muito tempo que o Hospital Veterinário já vinha procurando algum tipo de convênio com prefeituras e órgãos públicos, agora, finalmente, conseguimos alcançar esta meta. Esses primeiros atendimentos à população é o retorno que queremos dar à comunidade através de castrações e pensando especificamente no bem estar animal. Sabemos que em todos os campi do país a problemática do abandono animal é constante e sabemos que isso precisa ser combatido. Nosso maior intuito é reforçar a ideia da adoção e castração, oferecendo ao mesmo tempo, para nossos alunos, um treinamento real do que eles vão encontrar no mercado de trabalho”, justificou Gabriel Lee, professor do DMV/UFS.

Oportunizando o conhecimento em favor da sociedade

Para o reitor da UFS, o início dos serviços regulares desse projeto chega para atender às demandas da sociedade através dos profissionais que estão sendo formados na instituição. “Hoje estamos vivendo o momento de oportunização do aprendizado de qualidade de nossos alunos. O hospital que temos aqui está todo equipado para ofertar o que temos de melhor em termos de profissionais e de serviços. A partir de agora, estamos à serviço da comunidade para os atendimentos”, resumiu o reitor Valter Santana.


Carolina Bonfim (de rosa, à esquerda) e o reitor Valter Santana (de preto, à direita) presentes na assinatura do convênio
Carolina Bonfim (de rosa, à esquerda) e o reitor Valter Santana (de preto, à direita) presentes na assinatura do convênio

Carolina Bonfim, diretora do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA), explicou que parcerias como esta possibilitam a aproximação do que é realizado dentro da UFS com a comunidade externa. “Nós estamos gerando um movimento interno e externo para o hospital. Como será algo contínuo, os discentes estarão participando ativamente deste fluxo e a tendência é que no futuro, o que conquistamos hoje, seja muito maior para possibilitar bolsas para esses alunos. Ademais, esse momento de firmar parceria também é uma mostra do que a universidade pode contribuir para a sociedade de uma forma geral”, finalizou a diretora.


Taináh Reis é graduanda em Medicina Veterinária na UFS e será uma das alunas inseridas nas rotinas de cirurgia
Taináh Reis é graduanda em Medicina Veterinária na UFS e será uma das alunas inseridas nas rotinas de cirurgia

Aluna do 10º período de Medicina Veterinária, Taináh Reis, afirmou que esse é um momento que vai agregar conhecimentos para sua vida profissional. “Como aluna da UFS e estagiária da Sema, acredito que a partir de agora teremos uma rotina mais intensa no hospital, coisa que não tínhamos antes por falta de recursos e agora, com o convênio, mais cirurgias serão feitas e consequentemente, estarei inserida ainda mais na prática do meu curso. Será algo muito agregador para o meu futuro”, contou a discente.

Agendamento do serviço

Os agendamentos prévios deverão ser feitos através de ligação para a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju para realização do cadastro. Após isso, a solicitação de atendimento será encaminhada para o atendimento no Hospital Veterinário da UFS.

Janaína Cavalcante - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Ter, 06 de dezembro de 2022, 18:06
Notícias UFS