Ter, 03 de janeiro de 2023, 11:10

NPSE – 30 anos
Marcos José de Souza

Há 30 anos, lideradas pela profa. Dra. Marta Vieira Cruz, reuniam-se em uma sala do Prédio da Administração Departamental II, as professoras Dilma Maria Andrade de Oliveira, Rosângela Marques dos Santos e Nadia Fraga Vilas Boas; também compunha a equipe de pesquisadoras as técnicas administrativas Rosa Gomes Vieira e Pedrinho Santos bibliotecários, Roberto Araújo Menezes, assessor de informática. Ali fundam o Núcleo de Pesquisa Sociedade e Educação, o NPSE, vinculado nacionalmente ao HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisa “História Sociedade e Educação no Brasil”.

Vivíamos o primeiro governo eleito pós Ditadura militar e a Universidade Brasileira se reorganizava também revigorada pelos ventos da nova fase democrática, o que ocorrera há mais de 30 anos com a eleições diretas. Nesse bojo participativo o NPSE vai criando corpo, forma ao criar eventos, produzir trabalhos acadêmicos entre artigos científicos, dissertações e teses; organização de seminários locais e nacionais, como o VI Seminário Nacional do HISTEDBR, no ano de 2003.

Um dos diferenciais da existência do NPSE diz respeito à sua presença marcante naquele endereço sempre disponível à população acadêmica, inclusive aberto com a presença de seus pesquisadores e suas pesquisadoras e oportunizando novos cientistas com espaço para estagiários estudantes da UFS que cumpriam horário para atendimento ao público e também para o atendimento das demandas diárias do Núcleo.

Com o devido compromisso dos seus integrantes 08 (oito) boletins foram produzidos entre os anos de 1996 e 1999; 3 Teses,16 Dissertações e 4 Monografias foram elaboradas; 10 livros foram publicados; 06 mídias, entre CD e DVD foram feitos; 39 trabalhos foram apresentados em eventos, tanto na UFS, quanto em outras instituições. E além desse rol de produções destacamos aqui o que consideramos como mola mestra de um grupo de cientistas aqui denominado de Núcleo, a saber, a existência de projetos de pesquisa. Dentre as duas dezenas deles que tiveram vida e outros ainda em atuação destacamos os seguintes, tanto pela abrangência de sua temática, quanto pela relevância cientifica - seja para o grupo, seja para a ciência no Brasil: o pioneiro, Educação e Memória em Sergipe – o fundante; A Educação Republicana em Sergipe (1889/1930); Relato de experiência: Implantação do Núcleo Sociedade e Educação/UFS; A instrução Pública em Sergipe (1940-1950); Guia de fontes documentais da Educação do Estado de Sergipe; Segundo Seminário do Grupo de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação de Sergipe – Região Nordeste; Projeto do VI Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas História Sociedade e Educação no Brasil – Aracaju/ Sergipe e Levantamento e Catalogação das Leis, Decretos e Mensagens de Governo do Estado de Sergipe – 1835-1930 - – nossa maior publicação a ocorrer agora em 2022.

Pelo exposto o NPSE tem mostrado ao longo dessas três décadas a força e a qualidade da pesquisa acadêmica no Estado de Sergipe, uma vez que nossa atuação ultrapassa os limites da academia fazendo valer a tríade ensino-pesquisa-extensão. A atual formação do Núcleo, já sem a composição inicial, o que demonstra renovação dos seus quadros, tem se empenhado com a mesma seriedade, qualidade e espírito cientifico que a pesquisa acadêmica requer.

Que venham mais trinta anos e ao final de mais um ciclo de três décadas novas e novos pesquisadoras e pesquisadores continuem a labuta para tornar os nossos dias mais humanos.

Prof. Ms. Marcos José de Souza