Qua, 18 de janeiro de 2023, 15:11

Último dia de programação de recepção aos calouros ocorreu em Itabaiana
Houve apresentação dos programas de bolsas e dos grupos de pesquisa do curso de Geografia

Na tarde dessa terça-feira, 17, os calouros de Geografia do Campus de Itabaiana participaram de diversas atividades promovidas pelo departamento do curso. A programação marcou o encerramento da Semana de Acolhimento aos calouros, realizada pelo Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da Pró-reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Delib/Prograd/UFS), de 9 a 17 de janeiro. As atividades ocorreram nos campi de São Cristóvão, Aracaju (CCBS) e Itabaiana, onde houve ingressantes 2022.1.

Com o objetivo de mostrar aos estudantes que além do ensino é fundamental que eles também engajem na área da pesquisa e extensão, houve a apresentação dos grupos de pesquisa e programas ofertados pela graduação em Geografia, dentre os quais o Grupo de Pesquisa sobre Dinâmica Rural e Regional (GDRR) e o Geografia, Água e Sociedade (Gease).

Hunaldo Lima, professor do Departamento e responsável pela coordenação das atividades, explicou de que forma a programação foi elaborada. “Organizamos um grande evento, pensando em todas as informações que são importantes para o estudante, de maneira a mostrar aos calouros a relevância do campus Itabaiana e para que eles se sintam acolhidos e instrumentalizados para vivenciarem a vida acadêmica”, disse.

Focados em orientar os estudantes vulneráveis socialmente, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest) também foi convidada a participar da atividade. O pró-reitor da pasta, Marcelo Mendes apresentou detalhes sobre a política de assistência estudantil ofertada pela UFS, dentre as quais as diversas bolsas como o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e a Residência Pedagógica. Detalhes adicionais sobre o assunto podem ser acessados na página da Proest.

O Pró-reitor de Assuntos Estudantis, Marcelo Mendes enfatizou a importância dos estudantes aderirem ao Cadastro Único (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Na ocasião, Mendes enfatizou a importância de que todos os estudantes façam a adesão ao Cadastro Único, sem o qual não há nenhuma possibilidade do aluno ser contemplado com recursos do Programa Nacional de Assistência ao Estudante (Pnaes). “Se a assistência estudantil consegue chegar ao acadêmico no momento que ele está entrando, isso possibilita inclusive a redução da evasão escolar. Então esse é um momento muito importante do acolhimento”, enfatizou o pró-reitor.

Lucas Barreto, aluno do quinto semestre, detalhou para os calouros como funciona o Pibid

De veterano para calouro

A programação do evento de acolhimento contou ainda com a participação dos estudantes veteranos. Os quais relataram suas experiências individuais na vida acadêmica e o quanto as bolsas concedidas pela Proest foram essenciais para conseguirem permanecer em seus cursos.

Lucas Barreto, aluno do quinto semestre, explicou aos calouros como funciona o Pibid, por meio do qual os estudantes participam do ambiente escolar para observarem e refletirem sobre as práticas pedagógicas no cotidiano das escolas públicas da educação básica.

“O que queremos levar para a sala de aula? O ensino crítico que a gente preza na Geografia. Mostrar uma realidade concreta. Algo não inventado, não montado. Acredito que hoje, por exemplo, há um preconceito com o pessoal que mora em favela. Será que as pessoas que moram em favelas, queriam estar lá? Ou foram as condições socioeconômicas que as levaram até lá?”, questionou Lucas.

O jovem complementou ainda a relevância do conhecimento ser construído em uma via de mão dupla.“Não devemos querer um ensino baseado em: professor ensina e aluno “aprende”. Não! Entendemos que tanto o professor ensina, como o aluno ensina, é um conhecimento que vai sendo construindo coletivamente e assim o estudante não perde o interesse em aprender”, argumentou o veterano.

Jadson Bispo, estudante do primeiro semestre de Geografia, disse sentir-se grato por toda a programação de acolhimento. O jovem, que escolheu cursar essa licenciatura a partir da influência positiva de uma professora do Ensino Fundamental, afirmou estar preparado para iniciar sua caminhada acadêmica. “A semana do acolhimento no geral está sendo muito proveitosa, prazerosa de participar. Estou muito feliz e confiante”, comentou Jadson.

O calouro da UFS, Jadson Bispo elogiou a programação da Semana de Acolhimento

Outros cursos

Além do curso de Geografia, a programação do campus de Itabaiana incluiu atividades dos cursos de Educação, Geografia, Letras, Biologia, Matemática, Física, Ciências Contábeis, Química, Administração e Sistema de Informação.

Confira nos links abaixo as demais ações promovidas durante a Semana de Acolhimento da UFS.

Programação completa

Primeiro dia