Seg, 09 de janeiro de 2023, 11:53

UFS recepciona novos estudantes que iniciam o período 2022.2
Programação vai até 17 de janeiro

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou nesta segunda-feira, 9, a Semana de Acolhimento para os calouros do semestre letivo 2022.2. As atividades acontecem até o dia 17 de janeiro, nos campi de São Cristóvão, Aracaju e Itabaiana. No campus São Cristóvão, a recepção começou às 7h na passarela de pedestres.

Estudantes contemplados pela Bolsa de Apoio Pedagógico se disponibilizaram para tirar dúvidas dos calouros e prestar o apoio necessário nesse primeiro contato presencial dos calouros com a UFS, além de divulgarem um QR Code que dá acesso ao Guia de Sobrevivência do Estudante 2023, um manual que abrange todas as informações que os calouros devem ter ao ingressar na universidade.

Atividades de acolhimento acontecem até o dia 17 de janeiro. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib), disponibilizou o Guia, conforme relata a diretora em exercício do Delib, Fernanda Bispo. “O acolhimento de 2022.2 tem uma entrada menor de alunos, exceto no campus de Itabaiana, que está tendo a entrada de alunos de dez cursos. Para esse acolhimento, a gente fez reuniões prévias com os diretores dos centros pra definir que ações seriam realizadas. Ficou definido que o Delib entraria com esse suporte pedagógico, pensando nas ações previamente. Os centros fizeram suas próprias programações, incluindo passar pelas salas de aula para informar os alunos novos sobre questões como confirmação de matrícula”, detalha Fernanda.

“Colocamos bolsistas para receber os alunos na entrada do campus, distribuindo o guia, recepcionando, tirando dúvidas, eles estão identificados com colete da UFS. As principais dúvidas são localização da sala de aula, outras relativas ao conteúdo do do guia acadêmico, porque geralmente os alunos saem de uma realidade de escola, onde tudo está concentrado em uma secretaria e agora eles vão para um universo muito maior, tendo que buscar autonomia, tudo é novidade. Como vou acessar a biblioteca, como eu vou acessar o Restaurante Universitário, são algumas das perguntas que eles fazem”, cita.

Caloura do curso de História recebe orientações iniciais.

Além de tirar as dúvidas iniciais, Fernanda explica que um dos principais objetivos do acolhimento é fazer o aluno se sentir integrado à UFS. “Essa integração deve ocorrer desde o início da vida acadêmica, para que ele não pense que está em uma cidade universitária, sem saber para onde ir, então o acolhimento é também para dar esse sentimento de pertencimento à universidade, para ter um contato mais próximo com alguém que já possa direcioná-lo basicamente nesse primeiro momento aqui na UFS”, complementa a diretora em exercício.

Expectativa

Uma das novas alunas da UFS beneficiada com a ação de acolhimento é Pávila Maria Santos, do curso de História. “Estou vindo de Propriá, me adaptando a morar em outra cidade para estudar e essas primeiras orientações são muito importantes, ajudam muito nesse momento inicial. A minha expectativa para chegar até aqui foi muito grande, estou bem animada com a retomada das aulas”, declarou a caloura.

Pávila foi recepcionada por um grupo de três bolsistas, coincidentemente dois deles estudantes do curso de História: Raul Teixeira e Cecília Evangelista. Cecília falou sobre a importância de participar do acolhimento. “Fico muito feliz por proporcionar à colega um momento que eu não tive, pois entrei na UFS em período de pandemia, de aulas remotas”, disse.

Fernanda Bispo, diretora em exercício do Delib.

Outro que auxiliou no acolhimento foi o estudante do curso de Design, Cleriston Barbosa. “Estamos fazendo a recepção, principalmente de calouros, para orientá-los a encontrar algum lugar que eles não saibam onde fica, entregar o Guia do Estudante via QR Code e orientar como funciona a universidade de forma geral”, reforçou.

O Guia de Sobrevivência do Estudante 2023 contempla os seis campi da UFS: São Cristóvão, Aracaju, Itabaiana, Laranjeiras, Lagarto e Sertão. O intuito é facilitar a adaptação dos novos discentes, já que o guia trata das normas do sistema acadêmico de graduação que auxiliam os estudantes nas atividades cotidianas dentro da instituição.

O documento tem 28 páginas e está dividido em 22 tópicos, que abordam desde setores fundamentais para a vida acadêmica dos alunos até os contatos importantes para a rotina na universidade.

Conheça a programação completa do acolhimento.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br