Ter, 16 de dezembro de 2025, 15:28

UFS lança cartilha de educação financeira voltada a adolescentes de escola pública
Material aproxima universidade e educação básica ao tratar finanças de forma prática e acessível
Cartilha “Se avexe não: Educação Financeira é a solução”
Cartilha “Se avexe não: Educação Financeira é a solução”

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) apresentou a cartilha “Se avexe não: Educação Financeira é a solução”, desenvolvida pela estudante Bruna dos Santos Costa, do Departamento de Ciências Contábeis (DCC/UFS). O material é resultado de diálogos com turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação (Codap/UFS) e integra as ações do projeto aprovado pelo Edital Socialize-se nº 11/2024 (Agitte/COPGD/Posgrap/UFS).

Voltada ao público adolescente, a cartilha propõe uma abordagem direta e contextualizada sobre educação financeira, conectando conceitos básicos de planejamento, organização de gastos e tomada de decisões ao cotidiano dos estudantes. A iniciativa reforça o papel da universidade pública na produção de conhecimentos socialmente aplicados e no fortalecimento do vínculo com a educação básica.

Para a autora do material, trabalhar educação financeira ainda na adolescência é fundamental por se tratar de uma fase decisiva na formação de hábitos. “Esse é um período em que atitudes e comportamentos tendem a se consolidar para a vida adulta. No contexto da escola pública, essa importância se intensifica, já que muitos estudantes não têm acesso a esse tipo de orientação no ambiente familiar”, explica Bruna.


Bruna dos Cantos recebe menção honrosa, em 1° lugar, na modalidade Banner no Edital Socialize-se nº 11/2024, durante a I Feira de Produtos Educacionais e Sociais da UFS (Foto: arquivo pessoal)
Bruna dos Cantos recebe menção honrosa, em 1° lugar, na modalidade Banner no Edital Socialize-se nº 11/2024, durante a I Feira de Produtos Educacionais e Sociais da UFS (Foto: arquivo pessoal)

A escuta ativa dos estudantes do Codap foi determinante para a construção da cartilha. A partir do contato direto com as turmas, o conteúdo e a linguagem foram ajustados para dialogar com diferentes faixas etárias e realidades sociais. “O diálogo permitiu identificar dúvidas, interesses e conhecimentos prévios. A cartilha reflete essas vivências e, por isso, se torna mais atrativa e próxima do público”, destaca a estudante.

Além de aproximar a universidade da escola básica, o material traduz conhecimentos acadêmicos da área de contabilidade em práticas simples e aplicáveis. “A proposta foi transformar conceitos técnicos em algo útil para o dia a dia, relacionando-os com situações reais, como a organização de gastos e escolhas financeiras”, afirma Bruna.

A expectativa é que a cartilha contribua para ampliar a compreensão dos estudantes sobre finanças e incentive mudanças de atitude, inclusive no ambiente familiar. “Esperamos que esse material estimule conversas sobre dinheiro em casa e abra caminhos para novas ações educativas. A ideia é que o conteúdo possa ser retomado em outros formatos e espaços, ampliando o alcance dessa discussão”, completa.

A elaboração da cartilha contou com a participação dos docentes Elenildo Santos Bezerra (coordenador do projeto), Mariana Dórea Figueiredo Pinto, Joenison Batista da Silva, ambos do DCC/UFS, e Mércia de Lima Pereira (FANESE), além da discente autora.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 16 de dezembro de 2025, 16:21
Notícias UFS