Ter, 24 de janeiro de 2023, 14:26

Meninas na Ciência: Duas estudantes da UFS conquistam Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”
Criado pela SBPC, prêmio homenageia mulheres cientistas e jovens com talento para uma carreira científica promissora

Criado em 2019 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o prêmio “Carolina Bori Cência & Mulher” homenageia cientistas brasileiras destacadas e, na categoria “Meninas na Ciência”, jovens com notório talento para uma carreira científica promissora.

Foi esse reconhecimento que as estudantes Anita de Souza Silva e Amanda Guimarães Melo, da Universidade Federal de Sergipe, receberam em duas áreas distintas, na 4ª Edição do prêmio.

Recém-formada em Medicina Veterinária no Campus Sertão, Anita concorreu com o projeto “Diagnóstico da Leishmaniose Visceral em cães e percepção dos tutores de cães e gatos sobre a doença”, sendo vencedora na área de Biológicas e Saúde, sob orientação da professora Roseane Nunes de Santana.

Aluna do 6º período de Matemática, Amanda Guimarães Melo participou com o trabalho “Equação de Logística Fracionária”, fruto do projeto de Iniciação Científica que desenvolveu no período de 2021-2022, sob orientação do docente Arlúcio da Cruz Viana, e foi a vencedora da categoria “Engenharias, Exatas e Ciências da Terra”.

Para Amanda, é uma honra estar representando essa área “em que o número de mulheres é menor do que o de homens.” Ela avalia que esse prêmio “é uma forma de incentivar que mais meninas, desde o ensino médio até a graduação, estejam inseridas no universo da ciência”.

Amanda Guimarães Melo, aluna do sexto período de Matemática (Foto: Adilson Andrade/AscomUFS)

Renata Bonifácio, responsável pela Coordenação de Pesquisa (Copes/Posgrap), destaca que “apesar das conquistas e contribuições relevantes das mulheres para o desenvolvimento científico e para a formação de recursos humanos para a ciência e tecnologia, ainda há muitos desafios a serem enfrentados, como o reconhecimento dessas conquistas e a sua inclusão em áreas que atraem mais homens”.

Ela aponta ainda que a conquista das estudantes “representa a inserção feminina na ciência com projetos socialmente relevantes, ao mesmo tempo em que motiva outras meninas a seguirem carreiras científicas e põe em destaque a pesquisa de qualidade realizada em nossa instituição”.

Amanda

Estudando o campo matemático do cálculo fracionário, Amanda mostrou que a proposta de Bruce J. West, da University of North Texas, nos Estados Unidos, exposta no artigo “Exact solution to fractional logistic equation”, e publicada no jornal científico “Physica A: Statistical Mechanics and its Applications” falha "quase sempre".

A aluna confirmou as afirmações dos autores de um outro artigo, “A note on the fractional logistic equation”, publicado no mesmo jornal, e identificou um resultado cuja demonstração continha um erro e uma inconsistência no resultado principal obtido.

Anita de Souza Silva, formada em Medicina Veterinária no Campus Sertão (Foto: Arquivo pessoal)

“Propusemos uma demonstração alternativa e matematicamente rigorosa no primeiro caso e uma interpretação matematicamente correta para o segundo”, explicou.

Amanda relata que a compreensão da equação de logística é útil para “o melhor entendimento de problemas de biomatemática que possam ser modeladas pela equação de logística fracionária; ela é o ponto inicial para entender modelos do tipo predador-presa e modelos de propagação de vírus (como o SIR, por exemplo)”.

Anita

Abordando uma zoonose de grande relevância para a saúde pública, mas, segundo julga, “negligenciada”, Anita realizou sua pesquisa durante a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos promovida pelo município de Nossa Senhora da Glória, em Sergipe.

Agora mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGCAS) da UFS, Campus Lagarto, onde segue com seus estudos, ela acredita que os dados obtidos em seu trabalho são “imprescindíveis para auxiliar no planejamento de serviços e programas de saúde do município de Glória”, servindo de base para ações que possam esclarecer a população e ajudar a diminuir a incidência de casos.

“Este prêmio marca minha trajetória acadêmica e ressalta a importância dos projetos que vêm sendo desenvolvidos ao longo dos anos pela professora Roseane no Departamento de Medicina Veterinária do Sertão, sempre com pesquisas voltadas para a saúde única, e reafirmando que nós, Médicas Veterinárias, somos profissionais da saúde”, comemora a estudante.

O prêmio

A 4ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” recebeu indicações de 446 candidatas, oriundas de todas as regiões do país. Uma comissão julgadora escolheu como vencedoras as pesquisas de iniciação científica que demonstraram criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. A cerimônia de entrega será no dia 10 de fevereiro, em comemoração ao “Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência”. O prêmio Carolina Bori faz menção à primeira mulher a presidir a SBPC.

Márcio Santana - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 24 de janeiro de 2023, 16:10