Ter, 28 de fevereiro de 2023, 11:10

Fundação Universidade Federal de Sergipe - 56 anos
Arivaldo José dos Santos.

A Fundação Universidade Federal de Sergipe– FUFS completa, hoje, dia 28 de fevereiro de 2023, 56 anos. Foi em 28 de fevereiro de 1967 assinado o Decreto Lei n. 269 que “Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal de Sergipe [...]” com o objetivo de criar e manter a Universidade Federal de Sergipe.

A Fundação Universidade Federal de Sergipe - FUFS, pública quanto a sua natureza, instituída de direito privado, por adquirir “personalidade jurídica a partir de inscrição do seu ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas,[...]” é tomadora e prestadora de contas dos recursos financeiros do tesouro da União, destinados à manutenção e ao funcionamento da Universidade Federal de Sergipe.

A UFS, criada e mantida pela Fundação, instalada em 15 de maio de 1968, hoje, na gestão do Reitor Prof. Dr. Valter Joviniano de Santana Filho, persegue sua vocação objetiva de finalidade, ser fator de desenvolvimento do cidadão, do Estado de Sergipe, da Região Nordeste e do País pelo ensino de qualidade, pesquisa científica inovadora e pela extensão de seus benefícios à sociedade.

Como conselheiro, membro do Conselho Diretor, órgão administrador da FUFS, consciente do elevado grau de responsabilidade administrativa, civil e criminal que a função me impõe, parabenizo a Instituição Fundação Universidade Federal de Sergipe - FUFS, na pessoa de sua digníssima presidente, Professora Dra. Maria Conceição Vasconcelos Gonçalves, trazendo à memória aqueles que, no passado, ao longo da história da Fundação, a presidiram e aos conselheiros que passaram pelo Conselho Diretor, deixando cada um deles a sua marca.

No ensejo, congratulo-me com os nobres e honrados pares conselheiros, sem distinção de titularidade ou suplência, pois todos somos igualmente membros do Conselho, administradores da Fundação, fiscalizadores do uso dos bens e julgadores das contas da Universidade e do Hospital Universitário, na forma da lei, do estatuto e do regimento interno da Fundação. Parabéns Fundação Universidade Federal de Sergipe-FUFS, pelos seus 56 anos.

Arivaldo José dos Santos é conselheiro do Conselho Diretor da UFS