A menos de três meses para o aniversário de 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), comemora-se nesta terça-feira, 28/02, a criação da instituição mantenedora da universidade.
Criada um ano antes da UFS, em 1967, a Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS) é tomadora e prestadora de contas dos recursos financeiros do tesouro da União, destinados à manutenção e ao funcionamento da Universidade Federal de Sergipe. Com a instalação da FUFS, foram incorporadas seis escolas superiores ou faculdades, dando origem à UFS em 15 de maio de 1968.
A FUFS é administrada pelo Conselho Diretor (CD), constituído de seis membros titulares e seus suplentes, atualmente presidido por Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves, conselheira desde outubro de 2021.
Para o reitor Valter Santana, a Fundação desempenha um papel muito importante na construção e consolidação da nossa universidade. “Se hoje somos uma universidade pujante, devemos muito àqueles que iniciaram essa construção, tendo a Fundação como precursora”, diz o gestor.
“Por isso parabenizo a Fundação Universidade Federal de Sergipe, em nome do Conselho Diretor, através de sua presidente Maria da Conceição Gonçalves, por sua contribuição auxiliando a universidade a seguir sua trajetória de sucesso”, acrescenta o reitor.
Desenvolvimento de Sergipe
Maria da Conceição ressalta que a proposta de ter uma universidade em Sergipe era antiga, sendo reforçada num contexto de uma política desenvolvimentista e de federalização das universidades no Brasil.
“O Decreto-Lei nº 269, que instituiu a Fundação Universidade Federal de Sergipe, é um dos marcos para concretizar a luta e o debate presente, principalmente na década de 1960, em prol de incrementar o desenvolvimento de Sergipe mediante uma universidade”, pontua a conselheira.
“Outro ponto a destacar é a participação efetiva de Dom Luciano Cabral Duarte, para o êxito da publicação do Decreto que instituiu a nossa universidade no modelo de fundação, assumindo a presidência do Conselho Diretor”, assinala ainda a atual presidente.
“Apesar das alterações na política da educação, a Fundação continua com a missão de manter a Universidade e o Conselho Diretor com a finalidade de administrá-la, fiscalizar o uso dos bens, a prestação de contas da Universidade e Hospital Universitário, na forma da lei, do estatuto e do regimento interno da Fundação”, complementa Conceição Gonçalves.
O aniversário da FUFS foi destacado também pelo membro do Conselho Diretor Arivaldo José dos Santos em artigo publicado no portal da UFS (veja aqui).
Ascom
comunica@academico.ufs.br