
Na tarde desta quarta-feira, 26, o Núcleo de Bem-estar Pessoal do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas (CCAA) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoveu mais uma edição do “Dia do Bem” com as palestras “Saúde mental e ansiedade durante ou após o isolamento social” com a psicóloga Katita Jardim e “Saúde mental na Universidade Federal de Sergipe” com o psicólogo da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), Guilherme Fernandes. O evento, realizado no auditório superior do Departamento de Zootecnia (DZO), encerrou com um bate-papo leve sobre a temática. Participaram da programação estudantes, professores e técnicos da instituição.
A atividade é apenas uma das diversas ações realizadas pelo Núcleo criado em março de 2022 com o objetivo de proporcionar bem-estar e saúde mental aos estudantes, técnicos e professores que compõem o Centro. Desde a sua fundação, o projeto ofertou também práticas integrativas como meditação e trabalhos com a respiração, dentre outras iniciativas.

“Acreditamos que para haver uma qualidade de trabalho, a gente precisa ter qualidade de vida, saúde mental. Trabalhar sentindo bem-estar , né?”, explicou a líder do grupo, professora Carolina Bonfim, coordenadora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura.
Também compõem o Núcleo, a professora Anabel de Melo, do Departamento de Ciências Florestais, e a servidora terceirizada Marília Gabriele.
As palestras
O primeiro tema abordado foi ansiedade decorrente do período pandêmico, com a psicóloga Katita Jardim. "Abordamos o impacto do isolamento social na saúde mental dos estudantes, além da ansiedade, suas causas e sintomas que muitas vezes são confundidos com outras coisas. Por último, falamos sobre possíveis enfrentamentos", explicou a palestrante.

Durante a segunda palestra o psicólogo do Serviço de Psicologia da Assistência Estudantil (SPAE/Proest/UFS), Guilherme Fernandes apresentou aos estudantes as principais ações desenvolvidas pelos psicólogos da instituição, dentre as quais o acompanhamento psicossocial realizado nas residências universitárias e as rodas de conversa e oficinas com temáticas relacionadas a saúde mental.

Plantão Psicológico
Outro serviço divulgado durante a palestra foi o Plantão Psicológico, por meio do qual os alunos podem, por livre demanda, serem atendidos por um dos profissionais que compõem a equipe da SPAE. O agendamento ocorre todas as segundas-feiras, das 9 às 11 horas da manhã, por meio do WhatsApp 79-98126-7961, por ordem de envio das mensagens.
Os atendimentos são presenciais e estão disponíveis para estudantes de graduação dos campi Aracaju, São Cristóvão e Laranjeiras. Há horários de consulta nos turnos da manhã e da tarde.
Detalhes adicionais sobre os atendimentos podem ser obtidos através dos telefones 79-3194-7091/98126-7961, do e-mail psicologia.dipai@academico.ufs.br e no perfil do SPAE no Instagram.
Ascom UFS