
Na Cidade Mãe de Sergipe, São Cristóvão, estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em seus diferentes cursos e níveis de formação, realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, como parte de seus processos de formação. No Direito, por exemplo, discentes ofertam atendimentos jurídicos gratuitos; na área da saúde, alunos prestam serviços nos postos de saúde. Estes são apenas alguns dos exemplos de atuação da instituição na cidade em que possui a sua principal sede.
Um trabalho, realizado em parceria com o município, que foi elogiado durante a Sessão Especial alusiva aos 55 anos da UFS, realizada na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, na noite desta terça-feira, 30. A atividade comemorativa encerrou a rodada de visitas realizadas pela UFS nas câmaras de vereadores de todos os municípios em que possui campus: Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana, Nossa Senhora de Glória e Aracaju, além da sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).


Durante a sessão, o presidente da Câmara, Régis do Rosa, parabenizou a instituição por seu aniversário e destacou a importância de atuar como uma grande parceira da cidade. “Sou morador de São Cristóvão desde a década de 80. Eu, como representante de um poder, desejo muitos anos de existência para a universidade e que ela siga colaborando para a formação de profissionais para o nosso município, nosso estado e os estados vizinhos”, comentou o presidente.

Em seguida ele convidou para o plenário da câmara o reitor da UFS, Valter Santana, e o vice-reitor Rosalvo Ferreira.
“É satisfatório poder, no município que abriga a nossa sede, dialogar com a sociedade sobre as nossas ações que cada vez mais se fortalecem. É um motivo de muito orgulho. E que a gente possa construir laços cada vez mais fortes em prol do desenvolvimento local,” comentou o reitor.
No discurso, o gestor traçou um panorama geral sobre a atuação da UFS em todo o estado, destacando o pioneirismo da instituição em relação à implementação das ações afirmativas e à assistência estudantil que viabiliza estudantes em condições de vulnerabilidade social sigam estudando, além das excelentes posições conquistadas em rankings nacionais e internacionais como o “Ad Scientific Index 2023” e o “Research.com”.

Homenagens
Ao terminar a fala, o reitor Valter Santana convidou o presidente da câmara, Régis do Rosa, para que, representando todos os vereadores e a sociedade são cristovense, recebesse um certificado que simboliza o reconhecimento da UFS pela parceria do município.
“Me sinto realizado. Essa visita que estamos recebendo aqui hoje é inédita. Me sinto lisongeado em receber este diploma”, agradeceu o vereador em nome dos demais.

O secretário municipal de Relações Institucionais de São Cristóvão, Morgan Prado, que prestigiou a solenidade representando o prefeito da cidade, Marcos Santana, também foi homenageado. Ele recebeu das mãos do reitor uma placa alusiva aos 55 anos da UFS.
Ao agradecer o reconhecimento, destacou a importância dos cientistas para a sociedade e expressou sua alegria em perceber que a universidade está cada vez mais próxima de São Cristóvão.
“O papel da universidade é fundamental, não apenas pela transformação da educação, mas pela formação dos nossos cientistas, pois é através deles que nós conseguimos avançar em diversos aspectos. Já em relação à parceria do município com a UFS, posso dizer que tem contribuído muito com o desenvolvimento de nossa cidade e que se fortaleça cada vez mais”, ressaltou o secretário.

Uma expectativa que será atendida. A “caminhada” UFS e São Cristóvão seguirá firme,ressaltou o reitor ao final de sua fala.
“Deixo aqui um compromisso com o município: o de estarmos cada vez mais próximos, dentro do planejamento da cidade, dos sonhos de quem mora aqui. É através desta troca que a universidade consegue chegar onde ela deve chegar, no desenvolvimento, no fortalecimento da Ciência”, ressaltou o gestor.
Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br