Qua, 31 de maio de 2023, 10:35

Parceria da UFS com município de São Cristóvão é reconhecida durante sessão comemorativa
Colaboração da instituição com o município foi elogiada pelos parlamentares
Sessão comemorativa ocorreu na noite dessa terça-feira (30). (fotos: Pedro/Ascom UFS).
Sessão comemorativa ocorreu na noite dessa terça-feira (30). (fotos: Pedro/Ascom UFS).

Na Cidade Mãe de Sergipe, São Cristóvão, estudantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em seus diferentes cursos e níveis de formação, realizam atividades de ensino, pesquisa e extensão, como parte de seus processos de formação. No Direito, por exemplo, discentes ofertam atendimentos jurídicos gratuitos; na área da saúde, alunos prestam serviços nos postos de saúde. Estes são apenas alguns dos exemplos de atuação da instituição na cidade em que possui a sua principal sede.

Um trabalho, realizado em parceria com o município, que foi elogiado durante a Sessão Especial alusiva aos 55 anos da UFS, realizada na Câmara de Vereadores de São Cristóvão, na noite desta terça-feira, 30. A atividade comemorativa encerrou a rodada de visitas realizadas pela UFS nas câmaras de vereadores de todos os municípios em que possui campus: Lagarto, Laranjeiras, Itabaiana, Nossa Senhora de Glória e Aracaju, além da sessão especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).


Evento contou com apresentação de grupo coordenado pelo Departamento de Música,  “Do, Te, Cá”.
Evento contou com apresentação de grupo coordenado pelo Departamento de Música, “Do, Te, Cá”.
Presidente da Câmara, Régis do Rosa, agradeceu a parceria da UFS com São Cristóvão.
Presidente da Câmara, Régis do Rosa, agradeceu a parceria da UFS com São Cristóvão.

Durante a sessão, o presidente da Câmara, Régis do Rosa, parabenizou a instituição por seu aniversário e destacou a importância de atuar como uma grande parceira da cidade. “Sou morador de São Cristóvão desde a década de 80. Eu, como representante de um poder, desejo muitos anos de existência para a universidade e que ela siga colaborando para a formação de profissionais para o nosso município, nosso estado e os estados vizinhos”, comentou o presidente.


Reitor da UFS, Valter Santana, apresentou algumas das conquistas obtidas pelas UFS nos últimos anos.
Reitor da UFS, Valter Santana, apresentou algumas das conquistas obtidas pelas UFS nos últimos anos.

Em seguida ele convidou para o plenário da câmara o reitor da UFS, Valter Santana, e o vice-reitor Rosalvo Ferreira.

“É satisfatório poder, no município que abriga a nossa sede, dialogar com a sociedade sobre as nossas ações que cada vez mais se fortalecem. É um motivo de muito orgulho. E que a gente possa construir laços cada vez mais fortes em prol do desenvolvimento local,” comentou o reitor.

No discurso, o gestor traçou um panorama geral sobre a atuação da UFS em todo o estado, destacando o pioneirismo da instituição em relação à implementação das ações afirmativas e à assistência estudantil que viabiliza estudantes em condições de vulnerabilidade social sigam estudando, além das excelentes posições conquistadas em rankings nacionais e internacionais como o “Ad Scientific Index 2023” e o “Research.com”.


Presidente da Câmara,Régis do Rosa, recebeu certificado de reconhecimento à parceria da Câmara com a UFS.
Presidente da Câmara,Régis do Rosa, recebeu certificado de reconhecimento à parceria da Câmara com a UFS.

Homenagens

Ao terminar a fala, o reitor Valter Santana convidou o presidente da câmara, Régis do Rosa, para que, representando todos os vereadores e a sociedade são cristovense, recebesse um certificado que simboliza o reconhecimento da UFS pela parceria do município.

“Me sinto realizado. Essa visita que estamos recebendo aqui hoje é inédita. Me sinto lisongeado em receber este diploma”, agradeceu o vereador em nome dos demais.


Secretário municipal de relações institucionais, Morgan Prado, representando a prefeitura de São Cristóvão, recebeu placa alusiva aos 55 anos da UFS.
Secretário municipal de relações institucionais, Morgan Prado, representando a prefeitura de São Cristóvão, recebeu placa alusiva aos 55 anos da UFS.

O secretário municipal de Relações Institucionais de São Cristóvão, Morgan Prado, que prestigiou a solenidade representando o prefeito da cidade, Marcos Santana, também foi homenageado. Ele recebeu das mãos do reitor uma placa alusiva aos 55 anos da UFS.

Ao agradecer o reconhecimento, destacou a importância dos cientistas para a sociedade e expressou sua alegria em perceber que a universidade está cada vez mais próxima de São Cristóvão.

“O papel da universidade é fundamental, não apenas pela transformação da educação, mas pela formação dos nossos cientistas, pois é através deles que nós conseguimos avançar em diversos aspectos. Já em relação à parceria do município com a UFS, posso dizer que tem contribuído muito com o desenvolvimento de nossa cidade e que se fortaleça cada vez mais”, ressaltou o secretário.


Servidores da UFS e moradores de São Cristóvão prestigiaram a sessão especial da Câmara de Vereadores
Servidores da UFS e moradores de São Cristóvão prestigiaram a sessão especial da Câmara de Vereadores

Uma expectativa que será atendida. A “caminhada” UFS e São Cristóvão seguirá firme,ressaltou o reitor ao final de sua fala.

“Deixo aqui um compromisso com o município: o de estarmos cada vez mais próximos, dentro do planejamento da cidade, dos sonhos de quem mora aqui. É através desta troca que a universidade consegue chegar onde ela deve chegar, no desenvolvimento, no fortalecimento da Ciência”, ressaltou o gestor.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qua, 31 de maio de 2023, 14:14
Notícias UFS