A arte e a cultura estão entrelaçadas na vida das pessoas, e pensando nisso, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), através da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) promove a exposição do artista plástico Lucas Lemos com o tema: “Nós, entre Nós e as Tecituras da Alma”. A exposição ficará disponível para a comunidade acadêmica no Hall da Reitoria até o dia 31 de agosto.

A exposição traz a transcendência de fronteiras e épocas, conectando-as por meio do sentimento exemplificado pelo artista, ligando as diferentes tradições e formas de vida na sociedade. A obra traz o coração para um centro de debate como expressão máxima, colocando-o como local de armazenamento dos sentimentos, havendo uma interligação de uma leitura poética.
Lucas Lemos, o idealizador das obras, explica que essa exposição traz consigo uma memória que ele tem de sua infância, do convívio com a avó e consegue ressignificar o elemento do couro, na construção das obras. "A partir desse elemento do coração que é feito de couro legítimo, é possível trabalhar diferentes narrativas, fazendo com que o público consiga entender o enredo, com o começo, meio e uma trajetória que nunca tenha fim. Porque a ideia do coração é justamente exemplificar que: se tudo existe, é por ter um coração batendo”, afirma o artista.

Segundo o artista sergipano, o trabalho tem a função de chegar no sentimento de cada pessoa que possa contemplá-lo, despertando a curiosidade do debate nas artes plásticas, sensibilizando por meio da arte, promovendo alegria.
Para o vice-reitor Rosalvo Ferreira, “essa exposição faz parte de uma integração entre a arte e a cultura no espaço acadêmico. Tendo o artista uma função simbólica, transformando um conhecimento erudito em arte popular, utilizando o couro e as imagens como uma perspectiva de contemplação. Essa obra marca um momento de retomada pós pandemia na UFS, com a óptica de que as pessoas passem a enxergar os outros com um olhar artístico e humanizado.”


Para o curador da exposição, Fernando Aguiar, “a exibição traz uma proximidade entre os artistas e a universidade, havendo uma interligação no mundo da arte e cultura, onde a UFS tem um papel fundamental na inserção de novos artistas.”
A pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, exalta que “a arte tem um papel de extrema importância na UFS, pois demonstra que a universidade abre as portas para a relação da arte e cultura,” promovendo para o corpo docente e discente obras que entrelaçam a subjetividade das relações de sentimento.
Laira Paloma, discente do curso de Química, visitou a exposição no dia da abertura e ressalta que a obra consegue transcrever sentimentos. “É uma conexão com a alma. Sinto de fato as tessituras da alma, diretamente centralizada no coração" lembra a estudante.
Lucas Silva - Estagiário
Vitor Belém - Ascom UFS