Sex, 11 de agosto de 2023, 17:00

Concerto virtual faz homenagem ao Bicentenário do Maestro José Bochecha
Evento faz parte das comemorações dos 55 anos da UFS e dos 64 anos de existência do Codap

Na última terça-feira, 8, aconteceu o concerto “Reflexos da Música sancristovense”, com transmissão da TV UFS. O concerto, realizado virtualmente, foi em homenagem ao Bicentenário do Maestro José Bochecha e faz parte das comemorações aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que acontecem desde maio.

O evento foi gravado na Igreja do Carmo menor, em São Cristóvão, e contou com a produção fonográfica do Professor Fábio Janhan (UFPE) e com a regência de Daniel Nery (UFS).

Bicentenário do Maestro José Bochecha

Idealizado e coordenado pela professora Thais Rabelo, docente de Música no Colégio de Aplicação da UFS e pesquisadora da Música na História de Sergipe Oitocentista, o projeto de extensão Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite partiu do levantamento em fontes documentais e contemplou também a edição e, posteriormente, a gravação de músicas que circularam em Sergipe no século XIX, especialmente duas composições do Maestro Bochecha, como também é conhecido.

“Este concerto é uma potente maneira de difundir o patrimônio musical sergipano, buscando promover a valorização e preservação desse patrimônio e já na sua estreia contou com espectadores de diferentes regiões do Brasil e continua sendo assistido e comentado”, comentou a docente Thais Rabelo.

Na ocasião, foram interpretadas duas composições do Maestro José Bochecha: a Ladainha nº 2 e uma Salve Regina. Outras duas obras sacras, mas de autoria desconhecida, fizeram parte do concerto: o Moteto Cum Audisset (do conjunto dos Passos) e o Moteto Haec Dies.

O diretor do Colégio de Aplicação, também comentou sobre o evento. “Foi um belo concerto virtual que faz parte de um projeto que resgatou a história de um grande músico de São Cristóvão, e fez parte das comemorações dos 55 anos da UFS e dos 64 anos de existência do Codap”, conclui Carlos Alberto.

A interpretação das obras teve como solistas a Soprano Verônica Santos, a Mezzo-soprano Aline Araújo, o Tenor Jackson Trindade e o Barítono Roziel Bemvindo. Além disso, compuseram a orquestra os músicos Bruno Mozart (1º Violino), Saory Santana (2º Violino), Jair Maciel (Contrabaixo) e Thais Rabelo (Órgão).

Janaína Cavalcante - Bolsista

Vitor Belém - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 14 de agosto de 2023, 09:23
Notícias UFS