
Para aproximar os estudantes do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (CCET/UFS) com os desafios que permeiam o mercado de trabalho, foi realizado o II Encontro Petroweek, que consiste no encontro de empresas que apresentam as demandas mercadológicas para os alunos do centro e, em parceria, planejam soluções.
Um dos pontos-chave do evento foi trazer todo o conhecimento possível e disponível pelos projetos já existentes dentro da UFS, promovendo também o empreendedorismo júnior com temas relacionados à indústria do petróleo.

“Trouxemos palestrantes, com diferentes visões de mercado, para dialogar com a academia, nos trazendo para mais perto dos debates acerca das resoluções dos problemas reais do mercado”, destaca a chefe do Departamento de Engenharia de Petróleo (DEPET), Rosivânia Oliveira.

A chefe do departamento ainda ressaltou que apesar de dialogar com temáticas envolvendo a indústria do petróleo, o encontro abrange todos os cursos do CCET, desde os calouros até os que já estão no final das respectivas graduações.
Para uma das organizadoras do evento, Nayane Carmo, que também é presidente do Centro Acadêmico de Engenharia de Petróleo da UFS, esse é o momento de mostrar aos discentes as possibilidades, na prática, que os cursos do CCET podem oferecer trabalhando em parceria com essas empresas.

“A realização de uma segunda edição do evento reforça o interesse mútuo de alunos, professores e do mercado em desenvolver projetos e soluções advindas das necessidades da sociedade”.
Na ocasião, representantes de multinacionais participaram do encontro, como a gerente da Origem Energia, organização do setor de óleo e gás. A representante da empresa conversou com os estudantes sobre desenvolvimento, inovação e pesquisa, conceitos que permeiam a indústria.
“A ideia é inspirar esses alunos através de modelos inovadores. Eu vim da academia, assim como eles, e acredito na importância das pesquisas desenvolvidas nas universidades, sobretudo, nessa parceria com a indústria. Isso possibilita novos projetos”, pontua Jéssica Cavalcante.

Se manter presente no mercado de trabalho e oferecer soluções em benefício coletivo são pilares estabelecidos dentro da universidade e que foram destacados pelo pró-reitor de Graduação Dilton Maynard. “O encontro tem o propósito de mostrar à sociedade que os estudantes e pesquisadores da UFS estão a serviço da resolução de demandas mercadológicas e problemas de cunho social”.

Oportunizar essa aproximação da academia com a indústria deixou os discentes José Marcos Santos e Richard Lucas de Assis, do 5º período do curso de Engenharia de Petróleo, motivados com o evento.
“Na minha primeira participação na Petroweek saí bastante inspirado. Hoje, com ideias plantadas ainda naquele encontro, amplio ainda mais a minha visão mercadológica sobre o que minha futura profissão pode oferecer”, disse Richard Lucas.
“Ser um bom profissional é um desejo de todo graduando e quando a universidade possibilita palestras como essa sentimos um incentivo a mais dentro do curso. São profissionais renomados que estão aqui e isso de certa forma nos motiva também”, conta José Marcos.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br