Seg, 11 de setembro de 2023, 10:35

UFS apresenta novo superintendente da Ebserh no Hospital Universitário de Aracaju
Kleyton de Andrade Bastos é médico nefrologista e professor da universidade
Novo superintendente do HU foi apresentado pela atual gestão da universidade. (foto: Evaldo Filho/Ascom UFS)

Nesta quarta-feira, 6, a Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou o novo superintendente que será nomeado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para o Hospital Universitário de Aracaju (HU-UFS). Em cerimônia realizada no Campus de Aracaju, o médico nefrologista e docente Kleyton de Andrade Bastos foi apresentado pelo reitor da UFS, Valter Santana, a gestores e servidores da universidade e da Ebserh.

Na sua mensagem de boas-vindas ao novo superintendente, o reitor Valter Santana enfatizou que as gestões da UFS e da Ebserh devem permanecer alinhadas, a fim de que a assistência, o ensino e a pesquisa continuem rendendo frutos positivos à sociedade. “O diferencial está naquilo que temos construído nas nossas duas unidades de saúde, o Hospital Universitário de Aracaju e o Hospital Universitário de Lagarto. Agradeço às gestões anteriores, que ajudaram a fortalecer a trajetória de sucesso do HU-UFS, e me coloco ao lado da nova gestão que será iniciada pelo professor Kleyton para expandirmos o nosso hospital”, reforçou.

O reitor destacou ainda que a manutenção do clima organizacional de otimismo e união é prioridade de qualquer gestão. “Desejo que o professor Kleyton tenha êxito em estreitar o diálogo com as diversas áreas da universidade, em especial com o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde [CCBS], para garantir a formação de excelência aos nossos alunos em todos os níveis, e com os gestores do Sistema Único de Saúde [SUS] para mantermos a prestação de uma assistência de qualidade em Sergipe”, asseverou.

Solenidade aconteceu no Hospital Universitário. (foto: Evaldo Filho/Ascom UFS)

Na sua fala, Kleyton Bastos agradeceu a indicação para o cargo de superintendente e contou um pouco sobre a sua trajetória na UFS. “Entre o tempo de aluno, médico e docente, estou há quase 40 anos nesta universidade de excelência. Espero poder ajudar neste processo de transição do HU-UFS/Ebserh, em que precisamos fortalecer o alinhamento entre assistência, ensino, pesquisa e extensão. Estaremos mais próximos do CCBS e dos seus departamentos para que a união entre os espaços de assistência e academia seja permanente e componha o mesmo processo de evolução neste Campus da Saúde”, garantiu.

Kleyton Bastos é médico nefrologista e professor da UFS. (foto: Evaldo Filho/Ascom UFS)

Em consonância com as palavras do novo superintendente, o diretor do CCBS da UFS, Adriano Antunes, confirmou a necessidade de manutenção da colaboração entre a Ebserh e os departamentos do próprio CCBS. “Seguiremos com um olhar construtivo para alcançar as melhores soluções possíveis às nossas atividades acadêmicas e ao nosso hospital. Em conjunto com os profissionais da Ebserh, percebemos que evoluímos ao longo do tempo para dissipar ruídos e melhorar a gestão do Campus da Saúde como um todo. Queremos que a assistência aqui prestada continue refletindo a excelência dos nossos programas de ensino em todos os níveis e contribuindo para a produção científica. Hoje ocupamos posições de destaque em rankings internacionais de pesquisa e desejamos manter a UFS em evidência nacional e internacional”, pontuou.

Currículo do novo superintendente

Kleyton de Andrade Bastos tem graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1989), mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Medicina e Saúde pela Universidade Federal da Bahia (2011) e especialização em Educação na Saúde pelo Centro de Desenvolvimento de Educação Médica da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (2021). Atualmente é professor Associado II, médico nefrologista e supervisor do Programa de Residência Médica em Nefrologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e membro da Comissão de Acreditação do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (SAEME-CFM) e Pesquisador Associado do CEDEM-USP. Tem experiência na área de medicina, com ênfase em nefrologia, educação medica e gestão em saúde.

Gestores e servidores da UFS e Ebserh prestigiaram o evento. (foto: Evaldo Filho/Ascom UFS)

Presenças

Compuseram a mesa de honra da cerimônia de apresentação: o reitor da UFS, Valter Santana; o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira; o diretor do CCBS da UFS, Adriano Antunes; o novo superintendente do HU-UFS/Ebserh, Kleyton Bastos; o gerente administrativo do HU-UFS/Ebserh, Edelzio Junior; o gerente de Atenção à Saúde do HU-UFS/Ebserh, Raimundo Saturnino; e o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS/Ebserh, Marco Prado.

Também estiveram presentes à cerimônia pró-reitores, superintendentes, diretores e chefes de departamentos da UFS e demais chefias do HU-UFS/Ebserh.

Unidade de Comunicação Regional 2 - Sergipe/HU-UFS/Ebserh

Atualizado em: Seg, 11 de setembro de 2023, 11:01