
O Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS) abriu nesta terça-feira, 26, o Empreenda-SE: Semana de Empreendedorismo da UFS, evento que tem por objetivo promover a educação empreendedora e impulsionar o empreendedorismo de negócios, social e cultural do estado. A iniciativa, que é gratuita e voltada para as comunidades acadêmicas interna e externa, proporciona, de acordo com a organização do evento, uma oportunidade de imersão em um ambiente de aprendizado, inspiração e networking, por meio de cases de sucesso, oficinas, workshops interativos e palestras enriquecedoras.

Para Jucileia Morais, coordenadora do Centro de Empreendedorismo da UFS, a programação do Empreenda-SE foi pensada para que resultasse em uma dinâmica bastante rica e diversificada. “Estamos falando de empreendedorismo de negócios, de empreendedorismo cultural, de empreendedorismo sustentável, colaborativo, inclusivo. Teremos vários empreendedores sergipanos de sucesso e oficinas práticas, nas quais os participantes poderão desenvolver suas habilidades empreendedoras, e isso não é somente para a nossa comunidade interna, de alunos, professores e técnicos, mas também para a comunidade externa, para quem tem interesse de ver habilidades empreendedoras”, destaca a coordenadora.

“A gente fala que empreender vai muito além de abrir negócio. Empreender é uma atitude, é uma ação que pode ser utilizada em qualquer projeto que a gente comece na vida. Então a ideia é a gente trazer histórias inspiradoras de pessoas que passaram por desafios, que aproveitaram oportunidades e que conseguiram prosperar nos seus negócios e na sua vida também. Acreditamos que essas histórias podem inspirar outras pessoas também a realizarem os seus sonhos e, assim, contribuir para o desenvolvimento de Sergipe e o desenvolvimento da nossa sociedade de uma forma geral”, enfatiza Jucileia.
A abertura do Empreender-SE foi feita pelo vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira. “Esse é um evento que já tem uma história na UFS, já ocorreram outros momentos em que a unidade de empreendedorismo da universidade tem se articulado, tanto com a comunidade interna quanto com a comunidade externa, sobretudo com instituições como o Sebrae pra promover a integração com atividades do empreendedorismo, voltadas fundamentalmente para a formação de profissionais na área e também para que a universidade possa auxiliar municípios, entidades, órgãos em um processo de transformação da realidade local”, relata o vice-reitor.

“Temos a grata satisfação de contar com a participação de muitos atores nesse processo de construção, desde os pró-reitores que antecederam a gestão atual, e sobretudo agora nessa fase com a professora Sueli Pereira, pró-reitora de Extensão, e a professora Jucileia Morais, que coordena o Centro do Empreendedorismo, um centro que tem atuado de forma muito ativa na integração com os alunos de todos os cursos da universidade, de intercâmbio também com áreas estratégicas para o fortalecimento das ações da Universidade Federal de Sergipe”, complementa Rosalvo.
Programação
A primeira palestra do Empreender-SE teve como tema “Empreendedor por opção - como enxergar e viver além da maioria’, ministrada pelo empresário e investidor Patrício Darvisson. “Sou investidor anjo em mais de 32 negócios. O meu objetivo aqui é fazer com que os jovens entendam que o melhor ativo que eles possuem são eles mesmos. Então, no processo de empreendedorismo, quando a gente começa a desenvolver quem nós somos de forma cognitiva, na nossa inteligência emocional e no conhecimento e nas habilidades que são necessárias para empreender, a gente consegue sim, independente da condição que nós temos, independente do local que nós temos para empreender, fazer a diferença na nossa sociedade. Então esse é o o meu papel aqui hoje, fazer com que os jovens compreendam essa missão que eles possuem”, pontua o empresário e palestrante.

A palestra foi assistida atentamente pela estudante de Publicidade e Propaganda da UFS, Letícia Almeida. “Estou atualmente cursando o terceiro período, e vim participar do evento porque estou procurando aprender mais sobre o empreendedorismo, é uma área que eu gosto muito de me atualizar, e a importância desse evento é justamente para isso, porque traz grandes profissionais que eu conheço, um deles o fundador de uma empresa de delivery em Lagarto, de onde sou conterrânea, então me atrai muito eventos nos quais eu possa tirar o máximo de aprendizado”, diz Letícia.

Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br