Ingressar em uma universidade é resultado de um processo de preparação de muitos anos. Ciente disso, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou um trabalho muito minucioso durante a fase de pré-matrícula institucional, com a finalidade de que os candidatos aprovados no Sisu UFS 2024 consigam ocupar suas devidas vagas.
Entre os dias 02 e 07 de fevereiro, mais de 80 colaboradores, entre servidores e terceirizados, atuaram como parte da Rede de Matrícula Institucional. Todo o processo foi realizado sob corrdenação do Departamento de Administração Acadêmica (DAA).

Coordenadora da equipe, Luciana Araújo explica a responsabilidade de realizar a análise da documentação. “A gente tem uma equipe de analistas, na qual cada técnico analisa documento por documento e, caso haja alguma coisa de errado que impeça o candidato de ingressar, não fazemos o indeferimento naquele momento. Nós invalidamos o documento e devolvemos para que o candidato possa fazer a reposição da forma correta no sistema. Fizemos também um um trabalho bem educativo de ligar para os futuros alunos para que fosse possível sanar alguns problemas”.

Em 2024, novamente, as matrículas foram realizadas de forma exclusivamente online, através do Portal do Ingresso. No sistema, há uma “fila de atendimento” baseada na ordem de inscrição, que até o início da tarde do dia 07 de fevereiro já somava um total de 3.614 submissões para análise.
A preparação da equipe ocorreu de duas formas: os servidores mais experientes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e do DAA atuaram como supervisores; Já os terceirizados e os selecionados pelo edital da Rede de Matrícula Institucional (RMI) realizaram um curso pela plataforma “Capacite-se” para entender como funciona todo o processo. No primeiro dia, foi feita uma revisão geral, e um supervisor acompanhava cinco técnicos para tirar possíveis dúvidas.
De acordo com a coordenadora Luciana, todo o processo foi muito satisfatório e a universidade teve um fluxo grande de recebimento de matrículas diariamente. “A gente teve uma média de 700 a 800 matrículas por dia e atingimos o quantitativo de vagas preenchidas na mesma proporção dos anos anteriores. As vagas que não foram preenchidas serão disponibilizadas para a lista de espera”.
Mateus Ferreira - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS