Sex, 09 de fevereiro de 2024, 15:22

Nota Pública a respeito de informações falsas em torno das normas do processo eleitoral
Resolução nº 44/2022 foi criada e aprovada a partir de grupo de trabalho instituído pelo próprio Conselho Universitário (Consu)

A Universidade Federal de Sergipe vem a público repudiar as inverdades propagadas através de material impresso distribuído dentro da instituição e via redes sociais.

O supracitado material afirma que o reitor da UFS, professor Valter Joviniano de Santana, instituiu uma resolução normatizando as eleições de reitor e diretor de centro. Essa informação equivocada atesta o desprezo para com a verdade e o total desconhecimento sobre como funciona a nossa instituição e os seus poderes colegiados.

O papel de votar e aprovar resoluções, na UFS, é único e exclusivo do Conselho Universitário (Consu) e do Conselho de Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Conepe), colegiados formados por integrantes da administração, comunidade externa, professores, técnicos e estudantes da UFS, devidamente eleitos pela comunidade.

A resolução aprovada, de nº 44/2022/Consu, foi fruto de um trabalho coletivo, através de grupo de trabalho instituído pelo próprio Consu, cuja responsabilidade de escrita coube a professores, técnicos e estudantes, e que, após finalizado, foi apresentado em plenárias, em todos os campi da UFS, para só posteriormente ser amplamente debatido e votado no Conselho Universitário.

A distribuição de informações falsas em nossa instituição tem o intuito de atingir seu dirigente, mas desqualifica o papel do órgão máximo de natureza normativa, consultiva e deliberativa da nossa universidade, o Consu, bem como o papel da equipe de professores, técnicos e estudantes que construíram a resolução, e atinge frontalmente a democracia, o trabalho de todos que fazem a UFS, e, em particular, os campi de Glória e Lagarto, cujas direções foram democraticamente eleitas sob a atual resolução.

A UFS chama a atenção para o necessário debate de propostas, projetos, ações e ideias, ao tempo em que lamenta o caráter nebuloso e prejudicial do uso de informações inverídicas para uso político, fato que não condiz com a memória e a história da nossa universidade.

Gabinete do Reitor

Atualizado em: Sex, 09 de fevereiro de 2024, 15:43