
Os cerca de 650 cães e gatos que habitam o campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) terão mais ações voltadas para o cuidado, proteção e bem-estar animal, através de iniciativas da Divisão de Animais Comunitários (Diacom) da instituição, com foco no credenciamento de padrinhos, adesão ao programa de lar temporário e cadastro de voluntários engajados com a causa animal.
De acordo com a responsável pelo Diacom, Laura Jane Gomes, a quantidade de animais pelo campus, principalmente gatos, gera a necessidade de ações que garantam o acolhimento dos pets. Entretanto, ela chama a atenção para a problemática gerada para a instituição, já que cada vez mais abandonos vêm ocorrendo pelo campus.
“Um dos intuitos de reunir voluntários é começar a criar grupos para percorrer o campus, coibir e fiscalizar o abandono. Caso alguém seja flagrado abandonando, poderemos recorrer ao acionamento da Polícia Ambiental”, explicou.
Para viabilizar as ações, foram lançados três formulários para cadastro de interessados. Confira:
Voluntários da causa animal
De acordo com a Diacom, as informações coletadas no formulário serão utilizadas para melhor direcionar as ações da Diacom, promover um trabalho colaborativo entre os voluntários e identificar áreas onde mais apoio é necessário. Além disso, o mapeamento permitirá o desenvolvimento de programas de capacitação e eventos que atendam às necessidades dos voluntários e dos animais.
Inscreva-se clicando aqui: https://forms.gle/umethCbeY918qaYq7.
Lar Temporário
Esta iniciativa visa institucionalizar todos os voluntários que desejam atuar como lares temporários e apoiar, de forma institucional, aqueles que já contribuem com a causa animal na UFS ao longo dos anos.
Ao se cadastrar como lar temporário, o voluntário receberá ração para os animais, além de medicamentos, caso o animal esteja em tratamento. É importante ressaltar que todos os animais serão encaminhados única e exclusivamente pela Diacom.
Veja como levar um animal para sua casa clicando neste link: https://forms.gle/cmLYpxTWpqa2ux8t8.
Apadrinhamento
Nessa ação, o objetivo é proporcionar assistência e cuidados, com contribuições que incluem medicações e materiais médicos, rações específicas, materiais de uso para colônias ou para a Central de Atendimento de Animais em Tratamento (CAT), petiscos, contribuições financeiras através de uma conta específica.
As contribuições devem ser informadas e entregues diretamente à Diacom. Manifeste interesse em participar clicando neste link: https://forms.gle/AeMb8k2QMNTtbCTaA.
Outra forma de ajudar é adotar um animal, seja entrando em contato com a Diacom ou participando de ações fora do campus. “Os animais já vão vermifugados, vacinados, muitos castrados. Os filhotes também terão a castração garantida”, informou Laura Jane.