A Universidade Federal de Sergipe sediou nesta sexta-feira, 22, o 1º Encontro Sergipano de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. O Profmat é um curso de pós-graduação stricto sensu em Matemática, avaliado com nota 5 pela Capes e tem como objetivo qualificar os profissionais da educação básica, e o evento teve como foco trazer uma série de apresentações e discussões no âmbito do programa.
Para o professor do Profmat e organizador do evento, Eder Mateus de Souza, o encontro proporcionou aos mestrandos o contato com pesquisadores de outras instituições e com temas que não são vistos na sala de aula. “O intuito foi juntar os estudantes e mostrar a realidade do Profmat e o quão ele está sendo benéfico para os professores que estão sendo formados no ensino. É um programa voltado para pessoas da rede pública e esse evento serviu justamente para mostrar novas técnicas, o futuro e quais são as perspectivas e também os produtos que ele está gerando”, afirma.
O encontro foi realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), com palestras e mesas redondas durante todo o dia.
O coordenador nacional do programa, Gustavo Araújo (UEPB), explicou como funciona o curso. “Para ser aluno é necessário estar atuando na docência da educação básica. Nós estamos promovendo a melhoria da formação desses professores, dando a eles uma formação continuada. E, com isso, nosso objetivo é melhorar a educação, em especial, do ensino de matemática no país, que é tão criticado e está num momento tão crítico”.
Durante a palestra no período da manhã, ele ressaltou as expectativas de mudanças que estão sendo colocadas em prática no Profmat. "Estamos em um processo muito crítico, de muitas mudanças no programa, e eu estou à frente de propor essas mudanças. Então, estamos mudando a área de avaliação da Capes, a área de concentração, linha de pesquisa e estamos fazendo uma reestruturação no regimento”.
A coordenadora dos programas de pós-graduação stricto sensu em excelência da Universidade Rural de Pernambuco, Anete Soares Cavalcanti, durante à tarde, ministrou a palestra intitulada “A Geometria da Régua Mole: uma abordagem das geometrias não-euclidianas para jovens de 5 a 105 anos”. "A ideia foi abordar um tema que, a princípio, é tão avançado na matemática que em geral as pessoas só veem no mestrado, de uma maneira bem leve para a partir das crianças de cinco anos de idade e para pessoas também que são de fora da matemática e não tem essa formação básica que a gente tem, de uma maneira lúdica, de uma maneira divertida”, destaca Anete, que participa do Profmat há mais de 10 anos.
O curso de mestrado é disponibilizado nos campi de São Cristóvão e Itabaiana, sendo ofertadas anualmente 20 e 15 vagas, respectivamente. Marta Raquel faz parte do corpo discente do Profmat e particou do I Encontro Sergipano do Profmat.
"Esse mestrado traz para o dia a dia em sala de aula novas experiências e aprimora o nosso conhecimento. Tudo aquilo já visto, a gente aplica e reforça mais alguns conhecimentos que, até então, ficavam invisíveis. Ele impacta por trazer um outro tipo de metodologia, outra abordagem em alguns conteúdos na sala de aula e, assim, entendemos como abordar de outra maneira com os nossos alunos”.
Marcela Souza - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS