Seg, 01 de abril de 2024, 08:49

UFS fica em 2º lugar entre as instituições públicas na premiação de Melhores do Ano da CBDU
Aluno e jogador de League of Legends da universidade também foi destaque

Na noite da última terça-feira, 26, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou o 8º lugar geral e 2º lugar entre as instituições públicas no Troféu Eficiência do Desporto Universitário Brasileiro no Melhores do Ano (MDA) da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Além da conquista, o aluno e jogador de League of Legends, Pedro Wlisses dos Santos Menezes, também foi destaque na premiação. O evento, que ocorreu no Windsor Barra Hotel, na cidade do Rio de Janeiro, acontece anualmente e tem o propósito de celebrar as conquistas e reconhecer o esforço de atletas, Instituições de Ensino Superior (IES), Federações Universitárias Estaduais (FUEs), patrocinadores e parceiros da CBDU.

Para o reitor da UFS, Valter Santana, o esporte, interagindo com a formação, é um instrumento importantíssimo para o alicerce da formação dos alunos. "Muito orgulho de estar aqui nesta cerimônia, representando os nossos atletas, que ao longo de 2023 se empenharam em suas modalidades, dando o seu melhor e conquistando títulos. Mas, muito mais do que colecionando medalhas e troféus, eles estão adquirindo habilidades e competências que servirão de base para o futuro de suas vidas", enfatizou.

Pedro Wlisses (esq.), estudante de Farmácia que foi destaque na premiação, reitor Valter Santana e Randy Nascimento, coordenador da Copre (Foto: Arquivo pessoal)

Pedro Wlisses, atleta e graduado pela UFS no curso de Farmácia, revelou que trilha o caminho dos e-sports, jogando League of Legends, desde 2017. "Eu fico muito honrado em receber esse prêmio, mas queria agradecer os meus companheiros de equipe, porque sem eles eu não conseguiria nem ser campeão, nem ganhar essa honraria. Todos eles, Luiz Martins, Lucas Pereira, Vitor Araújo e Leonardo Barreto, são de extrema importância para a nossa equipe continuar alcançando esses triunfos".

Para Marcelo Mendes, pró-reitor de Assuntos Estudantis (Proest/UFS), este é um momento de celebração e agradecimento. "Isso é resultado de um planejamento e de um envolvimento de toda a gestão da universidade. Portanto, é um momento também de agradecer a todos os técnicos, a todos os discentes atletas envolvidos e os servidores, que contribuíram cada um da sua forma, para dar as condições para que todos os atletas possam participar de todas as atividades que são programadas pela CBDU", revelou.

O Troféu Eficiência do Desporto Universitário Brasileiro no Melhores do Ano (MDA) é entregue pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU)

Randy Nascimento, coordenador de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/UFS), ressaltou a importância do planejamento para chegar a este momento. "A UFS participa de campeonatos organizados pela CBDU desde o final da década de 70, mas é a primeira vez que entramos no ranking das 10 melhores universidades do país. Para nós, isso é a coroação de um planejamento, é a certeza que essa gestão tem oferecido uma série de perspectivas aos alunos, além, evidentemente, do ensino, da pesquisa e extensão".

Luciano Cabral, presidente da CBDU, expressou seus sentimentos ao receber a UFS na premiação. "Entre mais de 320 instituições públicas e privadas, a Universidade Federal de Sergipe se classificou entre as 10 melhores do Brasil, por conta de seus programas ambiciosos para fortalecer o esporte. É um prazer receber uma universidade do Nordeste nesta cerimônia".

Atualizado em: Seg, 01 de abril de 2024, 08:56