Qua, 03 de abril de 2024, 13:51

Curso de Nutrição da UFS realiza ação “cozinhando com a comunidade“
Foram feitas 150 marmitas, distribuídas à população atendida pela cozinha solidária de São Cristóvão
Ação “Cozinhando com a comunidade” contou com a participação de 15 alunos e duas monitoras do curso de Nutrição. (foto : arquivo pessoal )

Estudantes do curso de Nutrição da Universidade Federal de Sergipe (DNUT/UFS) participaram da preparação e distribuição de almoços em marmitas para a população em situação de vulnerabilidade social no mês de março, em colaboração com a cozinha solidária de São Cristóvão/SE. A ação de extensão foi coordenada pela professora que ministra a disciplina "gastronomia em nutrição", Michelle Carvalho, com parceria da também docente do curso, Silvia Voci.

O projeto intitulado “Cozinhando com a comunidade” contou com a participação de 15 alunos e duas monitoras da disciplina e colaboração de três manipuladoras de alimentos da cozinha solidária, já equipada com todos os utensílios e equipamentos básicos.

As refeições ofertadas foram compostas arroz com cenoura, farofa de couve, frango ao molho com batata e quiabo, e feijão de caldo. (foto : arquivo pessoal )

Os estudantes planejaram uma refeição, composta por arroz com cenoura, farofa de couve, frango ao molho com batata e quiabo, e feijão de caldo. O objetivo foi manter uma alimentação completa do ponto de vista nutricional e acessível aos recursos locais.

"No dia da ação, os alunos foram divididos em grupos responsáveis por higiene, pré-preparo, preparo, montagem das marmitas, entrega das marmitas e organização do local. Além disso, foi proposto aos alunos a arrecadação de alimentos para doação à cozinha solidária e conseguimos quase 80 kg de alimentos não perecíveis", explica Michelle.

No total foram feitas 150 marmitas, distribuídas à população atendida pela cozinha solidária. (foto : arquivo pessoal)

No total, a equipe da UFS preparou 150 marmitas, que foram distribuídas à população atendida pela cozinha solidária. "Com a ação foi possível colocar os alunos no ambiente de prática fora da universidade, aplicar o conhecimento obtido em sala de aula e gerar um retorno à sociedade", completa a professora.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 03 de abril de 2024, 14:37