Sex, 05 de abril de 2024, 10:53

Pics 4.0: UFS investirá R$ 76 mil em programa para criação e indução de startups
Serão 16 bolsas para graduação e 4 para pós-graduação, além de bolsa de incentivo de até R$8 mil para a equipe

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS), vinculada à Pró-Reitoria Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) lançou o edital da 4ª edição do Programa de Indução à Criação de Startups (Pics 4.0). A cerimônia de lançamento aconteceu no Gabinete do Reitor na última quinta-feira, 04.

O Pics busca estimular e fortalecer o desenvolvimento de novas startups através de produções tecnológicas e científicas, gerando um ecossistema de inovação e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado, tornando os estudantes da universidade mais aptos ao mercado de trabalho.

Lançamento do edital contou com participação de discentes egressos do Pics. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Para o reitor da UFS, Valter Santana, esse é um programa extremamente importante para a instituição. “Ele reúne inovação e empreendedorismo, fazendo com que os nossos alunos pensem em estratégias que possam ser inseridas dentro da rotina das pessoas, trazendo inovações reais. Ao mesmo tempo, isso permite que o aluno aprenda e adquirira habilidades na construção do seu futuro, dentro da sua área de formação. É a universidade oportunizando a melhoria na formação dos nossos alunos e entregando para toda a sociedade avanços e desenvolvimento”, afirmou o reitor.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Para participar da seleção é necessário formar uma equipe com no mínimo três e máximo sete participantes, sendo, obrigatoriamente, um aluno e um docente vinculados à UFS, permitindo a participação de alunos de outras instituições e servidores técnicos ligados à UFS. As inscrições ficarão abertas até o dia 17 de maio.

Neste ano, serão disponibilizadas, durante 4 meses, 16 bolsas no valor de R$ 700 para estudantes da graduação e 4 bolsas únicas no valor de R$ 2.550 para pós-graduação, sendo, nos dois casos, financiadas com recursos prórprios da UFS.

No final do programa, para que os alunos consigam continuar desenvolvendo o projeto, será fornecida uma bolsa de incentivo à inovação para cada equipe dentre as 5 melhores colocadas no programa. O 1°lugar recebrá R$ 8 mil, 2° lugar R$ 6 mil, 3° lugar R$ 4 mil, 4° lugar R$ 2 mil e 5° lugar R$ 1 mil.

+Clique aqui para acessar o edital do Pics 4.0

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans, destacou o investimento da UFS na Agitte. “A universidade tem investido muito na parte de inovação e transferência de tecnologia, o que é um dos desafios das universidades públicas brasileiras. Então, temos não só uma ampliação no orçamento dedicado às ações da Agitte, mas também no número de programas atendidos. É um momento muito virtuoso para a universidade, permitindo uma formação mais complementar para nossos estudantes na área de inovação, transferência de tecnologia e na própria visão de empreendedorismo, criando um ecossistema de inovação para nossos pesquisadores”.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O diretor da Agitte, Antônio Martins, explica que o programa promove a conexão entre os membros da comunidade acadêmica. "O mundo moderno exige que você se conecte com as pessoas, então o que a gente tenta propiciar com o Pics é fazer com que os alunos se conectem com os seus professores, técnicos, e com o próprio ambiente da universidade".

Antônio Martins é diretor da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Além disso, ele destacou a contribuição da comunidade externa no processo de aprendizagem. “Uma das oportunidades que os alunos têm é se conectar com investidores de fora, com mentores e ministrantes das capacitações e das mentorias que já vivenciaram as startups, quebraram e cresceram. Então, esse conhecimento do mundo real por um lado assusta e por outro lado motiva muito, porque eles sabem que estão sendo orientados para não cometer os mesmos erros e que possam também, além da formação na UFS, dar um salto diferente caso esse seja o desejo deles".

A gestora de transferência de tecnologia da Agitte, Juliana Krieger, participou da construção do edital. “A ideia é que a gente consiga estimular o empreendedorismo e a inovação dentro da universidade, seja a partir de pesquisas científicas que já são desenvolvidas ou ideias novas que os alunos tenham, sempre buscando trazer soluções para problemas sociais e de mercado. São seis meses de capacitação muito dinâmica do Pics e ao final teremos alguns finalistas participando de uma vitrine de startups, na qual essas equipes vão apresentar os projetos”.

Juliana Krieger é gestora de transferência de tecnologia da Agitte. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

A professora do Departamento de Engenharia Agronômica da UFS, Renata Mann, contou como foi participar da edição passada do Pics.

“Eu fiquei extremamente satisfeita, principalmente com a formação que eles tiveram em empreendedorismo. Sem sombra de dúvidas essa formação vem complementar e tornar o conhecimento que eles já têm do curso de graduação em produto, com a oportunidade de ter uma empresa de prestação de serviço na área de análise de DNA. Então, é muito orgulho, muita satisfação e também sou grata em participar desse programa que teve um papel extraordinário nessa formação”.

Renata Silva Monn é professora do departamento de engenharia agronômica  (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Renata Silva Monn é professora do departamento de engenharia agronômica (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O lançamento do edital contou com a participação do superintendente do Instituto Instituto Euvaldo Lodi, Rodrigo Rocha, e discentes egressos do programa.

Marcela Sousa - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS