Seg, 08 de abril de 2024, 11:19

UFS é destaque no Prêmio Educador Transformador
Universidade conquistou o 1º lugar na categoria de educação superior de Sergipe
foto: Reprodução/Prêmio Educador Transformador

A Universidade Federal de Sergipe conquistou o 1º lugar no Prêmio Educador Transformador, etapa estadual, oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Com o resultado, a UFS representou o estado de Sergipe na etapa regional.

A instituição alcançou o pódio com o projeto "Arte, Educação e Empreendedorismo Social", coordenado pela professora Rosane Soares, do Departamento de Artes Visuais e Design. “A notícia da premiação em primeiro lugar na categoria do ensino superior foi recebida com grande alegria por toda a equipe, que reuniu alunos dos cursos de Teatro e de Artes Visuais da UFS, além de uma ex-aluna do curso de Dança”, destaca a docente.

Rosane Soares é professora do Departamento de Artes Visuais e Design da UFS. (foto: Heitor Xavier/Prefeitura de São Cristóvão))

A ação busca coordenar cursos de arte têxtil (on-line e presencial) para a comunidade de São Cristóvão e leva o nome de “Linhas e Desalinhos de São Cristóvão”. Com o auxílio da prefeitura da cidade, foi reinaugurado um espaço para o ensino e aprendizado de arte têxtil, que oferta diversos cursos juntamente com os membros mais experientes da comunidade para orientar os demais moradores. Além disso, alunos do curso de Artes Visuais da UFS participaram da construção de um painel em crochê para a fachada da Casa de Costura e ministraram cursos.

Projeto de extensão "Linhas e Desalinhos de São Cristóvão" realizou exposição na UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A docente também pontuou que o projeto foi iniciado ainda na pandemia, motivado por um discente. “Nossa ação teve início em 2021, quando um aluno do curso de Artes Visuais me procurou para, juntos, buscarmos caminhos para contribuir com a melhoria dos problemas econômicos enfrentados por um grupo de crocheteiras moradoras de São Cristóvão, impactadas devido ao fechamento dos pontos de venda durante a pandemia”, detalha.

Sobre o Prêmio

Essa é uma iniciativa vinculada ao Sebrae que destaca ideias alinhadas à educação empreendedora de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, que contribuem para a formação integral dos estudantes. O Prêmio é voltado a educadores nas modalidades de educação infantil, ensino fundamental, anos iniciais, ensino fundamental, anos finais e ensino médio, além da educação profissional com ensino superior e EJA.

Ao participar do evento, os professores têm a oportunidade de compartilhar suas experiências, ampliar suas redes de contato, receber reconhecimento, além de outras oportunidades, e ainda inspirar outros educadores a se engajarem em iniciativas transformadoras.

A pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, comentou sobre a ocupação da instituição em diferentes espaços da sociedade. “De forma participativa e inovadora, estamos fazendo uma educação cada vez mais transformadora sem esquecer do lado humano. Esse prêmio é um reconhecimento da sociedade diante do que a universidade tem feito”, explica.

A ação é um espaço de reconhecimento à criatividade e às transformações impulsionadas por práticas educacionais inovadoras alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Resultado

Após a avaliação positiva na categoria regional, a UFS aguarda o próximo resultado que será divulgado no dia 09 de abril. “A expectativa é grande, mas representar Sergipe num evento tão relevante já nos fez sentir vitoriosos. A instituição já representou Sergipe na competição nacional, promovida pelo Sebrae em 2022, quando ficou entre os finalistas. Dessa vez, esperamos que o nosso projeto possa inspirar muitos outros”, conclui a coordenadora da ação, Rosana Soares.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 09 de abril de 2024, 11:05