No período de 10 a 13 de setembro, pesquisadores e alunos representaram a Universidade Federal de Sergipe no VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN), realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o tema “Pesquisa e políticas públicas em soberania e segurança alimentar e nutricional no enfrentamento das desigualdades, da fome e das mudanças climáticas”.
A programação do evento também contemplou o I Seminário Internacional de Desenvolvimento de Escala de Insegurança Hídrica Domiciliar. Foram apresentadas as pesquisas e experiências vivenciadas com os povos das águas e os ecossistemas aquáticos.
De acordo com a professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura (Depaq) da UFS, Juliana Schober, os povos das águas são totalmente dependentes da integridade desses ecossistemas para a sobrevivência.
“No caso do ecossistema manguezal, por exemplo, a segurança alimentar das marisqueiras é diretamente afetada pelos impactos antrópicos sobre esses ecossistemas e as mudanças climáticas podem acentuar a insegurança alimentar dessas populações costeiras. Cada vez mais as pesquisas indicam que a insegurança alimentar e a insegurança hídrica estão relacionadas, então é fundamental compreender melhor a situação de insegurança dos povos das águas, que são especialmente afetados pelas mudanças climáticas. Conhecer essa realidade é importante para embasar políticas públicas e garantir os direitos dessas populações”, explica a docente.
As pesquisas estão sendo realizadas em conjunto com o Departamento de Nutrição (DNUT/UFS), em parceria com a professora Silvia Voci, e com a School of Human Nutricion da Universidade McGill no Canadá, em parceria com o professor Hugo Melgar.
Menção honrosa
Como resultado, alunos da graduação e da pós-graduação têm a oportunidade de vivenciar as dinâmicas e a importância dos ecossistemas aquáticos, além de aprender com os povos das águas. E umas dessas vivências foi apresentada no evento pela estudante da universidade canadense, Nicole Shaw, enquanto pesquisadora na UFS.
Durante o tempo que ela passou em Sergipe no ano de 2024, realizando pesquisas junto ao Depaq e DNUT, foi produzido o relato de experiência intitulado “Mãe Maré: immersing in the food system of coastal Sergipe’s marisqueiras and fishermen”. O trabalho foi apresentado por Nicole e outros pesquisadores da UFS no VI ENPSSAN e recebeu menção honrosa no evento.
Letícia Nery - Ascom UFS
Com informações da professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS, Juliana Schober