
A Rádio UFS FM, emissora da Universidade Federal de Sergipe (UFS), agora pode ser ouvida por todo o estado. Uma cerimônia realizada nesta sexta-feira, 7, marcou o aumento da potência e a nova sintonia, que passa a ser 104.7MHz. A mudança foi possível após a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), da qual a rádio é afiliada, ceder um transmissor para que a emissora opere com 15kW de potência. Até então, a operação funcionava com uma potência inferior a 1kW e alcançava apenas a Grande Aracaju.
A ampliação do alcance era uma antiga reivindicação não só da equipe, mas da população em geral, de acordo com o diretor da Rádio UFS, Marcos Cardoso. “A rádio é um veículo de comunicação tão importante para a universidade, para a comunidade como um todo, e tinha essa potência pequena que nos incomodava, mesmo com a dimensão e a simpatia que a rádio tem de todo mundo. Então conseguimos, junto com a nossa parceira, a EBC, esse novo transmissor, que muda radicalmente a atuação da rádio a partir de agora”, disse o diretor.

Sob o lema “Música e informação em sintonia com você”, e com mais de 15 anos de funcionamento oficial, gradativamente a Rádio UFS foi passando por melhorias. Muitas delas, acompanhadas e celebradas pelo colaborador e egresso do curso de Comunicação da UFS, Helder Santos, que chegou na emissora em 2010, como estagiário, e, atualmente, assume a função de coordenador de programação.
“É um salto gigantesco da Rádio UFS. Era um anseio não só da gente, mas do público que acompanha a universidade e a rádio. É um marco para a comunicação pública universitária e educativa”, celebrou.

Única emissora educativa de Sergipe, a Rádio UFS FM é comprometida em divulgar ciência, política, história, atualidades e muitos outros assuntos que interessam à sociedade em geral, como ressaltou a produtora Silícia Pereira. “Sempre fizemos nosso trabalho com amor, com dedicação, para levar às pessoas os programas de extensão da universidade, pesquisas e música de qualidade. Agora a gente tem essa satisfação de saber que estamos levando a comunicação pública ainda mais longe”.
O reitor Valter Santana lembrou as conquistas da emissora e celebrou o aumento de alcance. “Uma rádio tão premiada quanto a Rádio UFS, composta por pessoas de extrema competência, que abre espaço para a formação dos nossos alunos, não poderia ficar restrita. Que a expansão da potência possa levar cada vez mais o nome da nossa universidade a todos os cantos do estado de Sergipe. E pela transformação obtida pela educação e a informação de qualidade, levar também mais conhecimento e cultura”.

Para o coordenador de jornalismo da emissora, Josafá Neto, a conquista vem acompanhada de ainda mais responsabilidades. “Além de levar a música de qualidade para os quatro cantos de Sergipe, também possibilita que o nosso jornalismo produzido na Universidade Federal Sergipe chegue mais longe também, fazendo a prestação de serviço, a valorização da cidadania, como é dever do jornalismo de um modo geral, mas principalmente o jornalismo educativo produzido por uma emissora universitária. Isso também aumenta a nossa responsabilidade”, disse Neto.
Rádio UFS
A Rádio UFS FM surgiu por meio de um convênio, assinado no ano de 2004, com a Rádiobras, atual EBC. O prédio da emissora foi inaugurado em 28 de setembro de 2007. A rádio atuou em caráter experimental logo após a chegada da torre, no segundo semestre de 2008. Em 24 de agosto de 2009, começou a funcionar oficialmente.
A emissora já conquistou 35 prêmios de jornalismo e é o veículo de comunicação mais premiado de Sergipe.



Além da sintonia 104.7MHz no rádio, é possível ouvir a Rádio UFS clicando aqui.
+ Veja a programação completa da Rádio UFS
Jéssica França - Ascom UFS